Seja bem vindo!

Sedec realiza segunda edição do Fórum Estadual Mineral e entrega Mapa Geológico em novembro

Com tema “RN de Oportunidades para Investimentos em Recursos Minerais”, o FEM ocorrerá na Escola de Governo, nos dias 18 e 19,  reunindo empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Instituto Federal (IFRN), realiza nos dias 18 e 19 de novembro a segunda edição do Fórum Estadual Mineral (FEM). O evento acontecerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, e reunirá empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil em torno de pautas estratégicas para a mineração no país e no estado. Na programação, está prevista a apresentação e entrega do novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do RN, produzido através de convênio do Estado com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“Rio Grande do Norte de Oportunidades para Investimentos em Recursos Minerais” é o tema desta segunda edição. O FEM contará com a participação de 5 mediadores e 18 palestrantes, entre técnicos, pesquisadores e autoridades nacionais do setor,  como Tasso Mendonça, da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Eugênio Pacelli, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O Fórum estará dividido em 4 painéis: Rochas Ornamentais; Mercado de outros minerais; Iniciativa para o fortalecimento do Setor; e Potencial Mineral do RN. Estão previstos também coffeee breaks nos dois dias de evento.

“A primeira edição do FEM ocorreu em 2019, antes da pandemia, e foi um sucesso ainda maior do que pensávamos. O evento tomou proporção nacional, reunindo os principais nomes do setor e alavancando o RN rumo a uma nova fase na Mineração. Este ano será melhor ainda”, disse o secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado. 

Em sua primeira edição, o FEM contou com a participação de 300 pessoas, envolvendo técnicos do setor mineral, empresários, instituições de ensino e órgãos de fomento. O FEM se consolidou como um grande evento do setor mineral no Nordeste, favorecendo a geração de parcerias e viabilizando soluções que impulsionaram a mineração potiguar. 

O Fórum Estadual Mineral do RN é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, em parceria com o Instituto Federal (IFRN), e tem apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN), Federação das Indústrias do RN (Fiern) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas através do site do Fórum: femrn2021.ifrn.edu.br.

Mapa Geológico

O Mapa Geológico e de Recursos Minerais do RN é fruto de convênio entre o Estado e o Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM). A parceria é de iniciativa do Governo do RN, na gestão da governadora Professora Fátima Bezerra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O documento está dividido em duas partes, composto por um mapa de Geologia e um de Recursos Minerais, ambos na escala 1:500000. A expectativa é de que os novos mapas tragam diversos tipos de dados (geológicos, geoquímicos, geofísicos, geocronológicos e de furos estratigráficos) levantados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desde 2006.

O mapa geológico e o mapa de recursos minerais foram gerados a partir da integração de produtos de mapeamento geológico desenvolvidos nas escalas 1:100.000, 1:350.000 e 1:500.000, pelo SGB/CPRM e pelas Universidades Federais em convênio com o SGB/CPRM. Hoje, o RN é 80% mapeado na escala 1:100.000.

A última atualização do Mapa Geológico do RN foi feita em 2006. Por esse motivo, essa atualização é muito esperada por empresas, investidores, pesquisadores, instituições de ensino e sociedade civil, e representará um marco no reaquecimento do setor.

Junto com os mapas, será entregue aos participantes do FEM, e disponibilizado no site da Sedec, um banco de dados baseado em SIG. O material será fornecido por meio digital, através de um cartão contendo um QR code que pode ser acessado diretamente do celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *