Dados do Monitor da Violência mostram redução de quase 27% no número de homicídios em relação a agosto.
O Rio Grande do Norte registrou 120 mortes violentas intencionais no mês de setembro deste ano. O número representa uma redução de 26,8% no número de homicídios registrados em relação a agosto, com 44 mortes a menos que as 164 contabilizadas no mês anterior. Entre janeiro e setembro, o estado teve 1.404 mortes violentas intencionais.
Setembro teve o mesmo número de mortes violentas de maio o estado registrou o menor número de mortes violentas, entre os meses
O índice nacional de homicídios, ferramenta criada pelo G1, permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
O mapa faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados são obtidos via Lei de Acesso à Informação.
No Brasil, pelo menos 38.436 pessoas foram assassinadas nos nove primeiros meses deste ano. Apenas em setembro foram registradas 3.721 mortes violentas. O número, porém, é ainda maior, já que dois estados (Maranhão e Paraná) não divulgam os dados referentes a setembro. O Paraná é o único que não divulga também os dados de julho e de agosto.
Página especial: Mapa mostra mortes violentas no país
Análise do FBSP: Para reduzir homicídios, Brasil precisa conseguir contabilizar as vítimas
Análise do NEV: No Norte e Nordeste, os dez estados mais violentos do Brasil
Metodologia: Monitor da Violência