É debaixo do sol forte que os agricultores do Sítio do Góis, na zona rural de Apodi, região oeste potiguar, fazem a preparação da arena que vai receber o espetáculo da Paixão de Cristo.
A encenação na comunidade já virou tradição ali, em pleno sertão nordestino. Para que tudo fique pronto a tempo, os agricultores e moradores da comunidade começaram o planejamento ainda em dezembro do ano passado.
Os cinco palcos que já ficam o ano inteiro montados recebem os últimos acabamentos. O cenário é todo reaproveitado, feito com o que é encontrado na própria caatinga, além de materiais recicláveis, como pneus velhos e palets.
Já são 9 edições. Em 2018 tem novidade: pela primeira vez, o episódio da Santa Ceia será interpretado, para quem é da comunidade do Góis, encenar o espetáculo a paixão de Cristo é motivo de orgulho.
Eles fizeram a montagem pela primeira vez no início dos anos 2000. Mas, por falta de recursos, a última encenação tinha acontecido em 2005. Em 2016, toda comunidade se mobilizou para voltar a fazer a peça.
Os ensaios e preparativos para a encenação “A Paixão de Cristo do Góis”, chega a sua reta final. A população que se fizer presente, vai poder prestigiar um grandioso espetáculo feito por agricultores, e jovens da região do Polo do Góis, da chapada do Apodi no nosso este potiguar.
A direção da encenação fica por conta de Ducivan Fernandes, que este ano, tem como previsão uma duração de pelo menos duas horas de espetáculo.
As apresentações ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de março, sempre as 19 horas da noite.
Essa coluna parabeniza a todos os envolvidos, nesse grande feito cultural. É de suma importância preservar as suas tradições, e fazer com que elas se perpetuem por diversas gerações, desejamos muita sorte a todos e a todas, que com muito esforço e determinação, irão fazer esse grande espetáculo acontecer.