Não é segredo que a administração da Prefeita Leninha Romão vem deixando a desejar no que diz respeito à Saúde Pública. A prefeita, que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, não tem feito investimentos na área da saúde.
Diariamente, os moradores precisam se dirigir até Cajazeiras para ter acesso aos serviços médicos necessários, como exames de sangue, consultas cardiológicas e outros procedimentos, mesmo que isso signifique percorrer quase 50 km até outra cidade.
Isso expõe os cidadãos a perigos e gera dificuldades, levando-os a despertar cedo para se locomover até Cajazeiras.
O município conta com uma organização sem fins lucrativos que oferece assistência à comunidade de forma gratuita. De acordo com dados fornecidos à equipe editorial da Folha Regional, houve cortes por motivos políticos e a prefeita Leninha Romão, em seu primeiro mandato, reduziu as verbas, diminuindo gradualmente nos anos seguintes.
É notório que Leninha opta por realizar seus exames laboratoriais em Cajazeiras pelo SUS, mesmo havendo laboratórios disponíveis em Uiraúna.
Visto que a questão pode ser solucionada pelos laboratórios do município, a sugestão seria contratar laboratórios da cidade ou estabelecer parcerias, mas parece que a prioridade é reduzir as despesas com saúde, mesmo que isso signifique mais sofrimento para a população local.
A pergunta que não quer calar é: para onde estão sendo destinados os recursos economizados com a redução de despesas na área da saúde?