Desde do início dessa pandemia a gestão de Leonardo Rêgo recebeu próximo a 10 milhões de reais para combater o Coronavírus, no entanto, a população não enxerga ou não conhece nenhuma ação realizada pela prefeitura para diminuir transmissão, o contágio do Covid-19 na cidade.
Pau dos Ferros está na Zona de Risco e sua taxa de transmissibilidade do coronavírus é a maior do estado do Rio Grande do Norte, a cada caso confirmado outros 5 serão contaminados. O boletim epidemiológico (Fake News) com data de ontem demonstrava que Pau dos Ferros tinha 117 casos confirmados. Pela taxa de transmissibilidade, Pau dos Ferros tem hoje pelo menos 600 casos circulando pela ruas da cidade.
Veja o que diz os Jornais do estado sobre o assunto
A situação da taxa de transmissibilidade da covid-19 no RN nesta segunda-feira, 03, apresenta um quadro desconfortável que pode levar ao aumento do número de casos da pandemia. Há 77 municípios em zona de perigo por apresentarem a taxa acima de 2. Os municípios polo regionais e de maior população apresentam maior gravidade.
Em Pau dos Ferros e São Gonçalo a taxa é de 5, ou seja, uma pessoa contaminada transmite para outras 5 pessoas. Em Caicó, onde houve aumento na incidência, a taxa de transmissibilidade chega a 1.63. Em Santa Cruz, na região Trairi, a transmissibilidade é de 1.08. Em Mossoró, atinge 1.25 e em Natal é de 1, mas municípios vizinhos – além de São Gonçalo, já citado – como Parnamirim e Macaíba também têm taxas preocupantes – 1.21 e 1.24, respectivamente. Outros 55 municípios têm taxa entre 1 e 2, que representam grande risco.
A taxa é uma das maneiras de medir a propagação de uma epidemia e de projetar futuros cenários. A estatística mostra quantas pessoas um paciente infectado é capaz de contaminar. Pesquisadores afirmam que um R acima de 1 ainda é preocupante: se uma pessoa ainda contamina pelo menos uma outra, o número de casos tende a crescer exponencialmente.
DADOS
Os dados epidemiológicos da Sesap mostram que hoje há 429 pessoas internadas, sendo 225 em leitos críticos e 204 em leitos clínicos. A fila de regulação tem 6 pacientes aguardando transporte sanitário. A taxa geral de ocupação de leitos é de 64%. Nas regionais o quadro é o seguinte:
Oeste – 98%
Metropolitana de Natal – 57%
Pau dos Ferros – 33%
Mato Grande – 40%
Agreste – 0%
Seridó – 76%
As ocorrências de Covid-19 somam:
Casos confirmados: 52.030
Suspeitos: 62.525
Descartados: 82.553
Óbitos: 1.894 (01 nas últimas 24 horas)
Mortes em investigação: 219