A cidade de Rafael Godeiro, na região oeste do Rio Grande do Norte, comemora nessa Terça Feira, dia 19 de Dezembro, 54 anos de Emancipação Política. A prefeita Ludmila Amorim desde do ultimo dia 15 que vem realizando diversos eventos para comemorar essa importante data.
Jandiara Jácome que vem fazendo uma das maiores administração da história da cidade comemora a data entregando obras e benefícios a população. “Nós temos algumas obras prontas para entregar a população e comemorar essa data tão importante da nossa cidade” Comunicou a prefeita.
A programação está sendo montada com várias atividades cívicas, sociais e culturais.
Histórico
Na localidade de Mumbaça, onde passou as águas do riacho Mineiro, teve início uma povoação chamada Mumbaça que durou por bastante tempo. Com o passar dos anos a localidade teve seu nome mudado para Mineiro, numa homenagem ao riacho que matava a sede de muitos. Mineiro foi um povoado de crescimento lento, apesar do esforço desenvolvido pela comunidade. Sua atividade econômica voltada para a agricultura desenvolvia-se lentamente.
Mineiro desmembrou-se de Martins no dia 20 de dezembro de 1963, pela Lei nº 3.008. Depois de quatro anos de sua emancipação política, no dia 16 de maio de 1967, por força da Lei nº 3.446, teve seu nome mudado para Frutuoso Gomes numa homenagem ao Sr. Frutuoso Gomes, agricultor da região que doou uma faixa de terra de sua propriedade para que se instalasse a Estação de Mumbaça, inaugurada em 31 de dezembro de 1941, ampliando o desenvolvimento da localidade e a produção local passou a ter maior circulação.
A prefeita Jandiara Jácome,
São 156 anos de história e memória. Foi em 1858, quando a então Povoação da Conceição do Azevedo conquistou sua autonomia política, passando a intitular-se Villa do Jardim.