Município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Principal cidade da região do Alto Oeste, a querida e hospitaleira Pau dos Ferros, está distante 389 quilômetros (km) a oeste da capital do estado, Natal, ocupando uma área de aproximadamente 260 km².
Emancipado de Portalegre no século XIX, o nome “Pau dos Ferros” é referência a uma árvore, muito provavelmente a oiticica que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que por ali passavam e marcavam ferro no tronco dessas árvores, dando origem ao povoamento da região.
Sua população no censo demográfico de 2010 era de 27 745 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo oitavo mais populoso do Rio Grande do Norte, embora, devido à polarização da cidade, passem pela sede do município cerca de cinquenta mil pessoas por dia.
O município possui alguns atrativos históricos e culturais, entre os quais a Açude Público Pedro Diógenes Fernandes, manancial que abastece a cidade, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1738, vindo a se tornar matriz de uma freguesia em 1756, além do Obelisco da Praça Monsenhor Caminha, construído em homenagem ao centenário de emancipação política e ao bicentenário da paróquia.
Dentre os atrativos culturais estão a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), importante exposição cultural e econômica, e as festividades da padroeira Nossa Senhora da Conceição, realizadas no final de Novembro e no início de Dezembro.
Os nossos vivas e felicitações a está cidade tão importante para a nossa região oeste do Rio Grande do Norte, onde é ponto de encontro da alegria, diversidade, cultura, economia e dentre outros vários fatores que fazem de Pau dos Ferros a nossa princesinha do Oeste.