Desde criança me interesso muito pela arte da política, por suas nuances e meandros. Gosto de observar os cenários políticos, fazer minhas analises, observar as peças mexendo, as estratégias e articulações em perfeita execução.
Fico fascinado ao observar a postura de alguns pré-candidatos, principalmente seus conselheiros que pousa de assessores e se comportam como verdadeiros cientistas políticos.
Como Jornalista e profissional da comunicação, com foco principal na cobertura política do Alto e Médio Oeste, temos acompanhado e nos últimos dias tem sido muito interessante observar os movimentos sucessórios em algumas cidades da região. Em várias cidades a oposição tem tomado a iniciativa dando o ponta pé inicial, mas em outros municípios a situação é quem tem chamado a atenção. Vejam alguma situações e analise nas principais cidade da região.
Em Rafael Fernandes O município vive um momento atípico na política local. O prefeito Bruno Anastácio perdeu na última semana todos os apoios que lhe elegeu prefeito de Rafael Fernandes. O ex-prefeito Nicó Junior e cinco dos nove vereadores romperam, a família de Nicodemos, filhos e filhas romperam, a população não aprova a gestão, deixando o prefeito Bruno Anastácio sem base de apoio para sua reeleição. O nome do presidente da câmara Jório Cezar deseja ser o nome da grupo do grande líder Nicodemos, mas também surge dentro da família o nome de Nicó Junior.
A oposição lançou desde Maio o nome de Sigma que vem tentando conseguir apoio e unificar a oposição. Pré-candidato pela oposição, Sigmá ainda enfrenta resistência na grupo, mas aos pouco começa a ganhar corpo podendo surpreender em 2020.
Os “Anastácios” unidos seriam imbatível, mas o atual prefeito não teve habilidade e agora enfrenta problemas para conseguir se reeleger, terá que começar a buscar um partido para o embate de 2020.
Em Umarizal A gestão da prefeita Elijane Paiva (DEM) enfrenta um grande desgaste, a população cansou de esperar as mudanças prometidas pela prefeita e ver seu esposo Néo destratar quem procura por atendimentos na prefeitura. Néo vem dando as cartas na gestão, interferindo diretamente nas ações e na política, isso tem colocado a prefeita em situação de constrangimento diante das lideranças existentes na cidade. A oposição liderada pelo ex-prefeito Hadson e Rogerio Fonseca começa a se articular e somar apoios para chegar 2020 com força para o embate eleitoral. Outros nomes despontam na política de Umarizal e poderá ser o grande o divisor de aguas, o eleitor anda cansado dos mesmo nomes e das mesmas caras, querem inovação e o surgimento desse nome novo poderá ganhar apoio popular.
Em Pau dos Ferros o ex-prefeito Nilton Figueiredo, opositor ferrenho do atual prefeito, tenta impor um nome como sendo um ungido, a última e única aposta para derrotar o atual prefeito, a salvação. Nilton acha, acredita que todos tem que convergir em torno dele, que somente ele pode decidir as próximas eleições, mas o problema é que Nilton Figueiredo tornou -se um peso morto na política de Pau dos Ferros. Os assessores “gordos” pregam a volta do ex-prefeito a prefeitura e acreditam que através de Nilton Figueiredo eles podem meter novamente a mão nos recursos públicos.
Quando foi prefeito, Nilton se envolveu em muita coisa errada e responde por vários desvios de recursos públicos, tem os bens bloqueados pela justiça, ESTÁ INELEGÍVEL, mas morre de vontade de colocar as mãos novamente na prefeitura para continuar as mesmas práticas de quando governou a cidade. Como disse Marzinho Capote, Nilton virou ou sempre foi um mercenário, sempre priorizou o dinheiro e o proveito próprio, as vantagens que o dinheiro público pode lhe trazer. Um exemplo disso é sua esposa que é funcionária fantasma da Assembléia Legislativa e fatura mensalmente mais de oito mil reais.
PT – Partido dos Trabalhadores O PT de Pau dos Ferros poderia sair do comodismo de nunca ter conseguido eleger nenhum candidato na cidade e passar a conduzir o processo eleitoral de 2020. Alguns integrantes do partido defendem e anteciparam o “aluguel” da legenda numa possível composição. Por outro lado surgiu o nome de Dr. Inácio Rodrigues filiado ao partido, que após ter seu nome lançado por este jornal ganhou grandes proporções e poderia levar o partido pela primeira vez a uma vitória na cidade de Pau dos Ferros. O nome de Dr. Inácio ganhou simpatizantes, apoios e é uma dos principais nomes citados nas rodas de conversas políticas da cidade.
Dr. Salismar O médico cardiologista Salismar Correia está muito propenso a transferir seu domicílio eleitoral para Pau dos Ferros. Salismar teve seu nome lançado pelo deputado Kelp’s Lima e poderá construir um projeto inovador, unindo toda oposição e fazendo uma possível composição com o PT local.
Valderí Idalino Professor, advogado e militante político deseja colocar seu nome na disputa eleitoral de 2020, Valderi tem feito reuniões nos bairros e procurado escutar a população para construção de um projeto paralelo.
Olho D’água dos Borges A prefeita Maria Helena tem uma alta aprovação da sua gestão, conseguiu equilibrar as finanças municipais e concluir várias obras inacabadas deixadas pelo ex-prefeito, conseguiu realizar outras em várias comunidades e consolidou-se como gestora eficaz na aplicação dos recursos públicos. A prefeita Maria Helena já anunciou em diversas oportunidade que a chapa é imexível, ou seja, a chapa será a mesma que venceu as eleições em 20216.
Maria Helena e Antonimar tem trabalhado nos bastidores atraindo inúmeras famílias e apoiadores para 2020. Inclusive existe a possibilidade de chapa única nas proximas eleições municipais.
A oposição tentou, ensaiou, articulou o nome do músico e canto Dorgival Dantas, foi anunciado em mídias, blogs e jornais, contudo a tentativa de lançamento do nome de Dorgival não passou de ensaio da oposição que agora não tem mais nomes e nem alternativas.
Em Martins A prefeita Olga Fernandes e seu grupo político ainda não fala em Sucessão, mas existe nos bastidores alguns possíveis nomes que podem suceder a atual prefeita. Olga tem uma grande aprovação do seu governo e poderá facilitar a ascensão do seu sucessor. A oposição se sustenta na hipótese de Dr. Netinho ser o candidato, Dr. Netinho foi candidato na última eleição quando foi derrotado para Olga Fernandes, a aposta da oposição é que depois do último embate o nome de Dr. Netinho tenha ganhado novos aliados que possa somar e leva-lo a vitória em 2020.
Almino Afonso – Após as eleições do ano passado com a eleição do deputado estadual Dr. Bernardo o clima político na cidade ficou bastante acirrado; O prefeito Waldênio e seu irmão Dr. Bernardo estão publicamente rompidos e tudo indica que Dr. Bernardo lançará um candidato conta seu irmão que é o atual prefeito de Almino Afonso. Por outro lado o prefeito Waldênio Amorim tenta a todo custo pacificar essa situação, tenta buscar uma alternativa para evitar essa briga dos “Abéis”. O prefeito Waldênio sabe que o embate nas próximas eleições seria muito desgastante para ambos.
Se a família dos “Abéis” vivem um verdadeiro conflito, a oposição aguarda o desfecho silente, aguardando as movimentações para poder decidir os rumos que será tomado em 2020.
Rodolfo Fernandes O prefeito Wilson Filho ainda não se decidiu sobre 2020, tende a não disputar as eleições. Contudo, pessoas próximas afirmam diariamente que Wilson Filho vai disputar a reeleição. Em recente conversa com o prefeito Wilson Filho o mesmo afirmou que caberá a ele no próximo anos decidir se será ou não candidato, que não existe nenhum compromisso que o impeça de disputar caso queira.
O maior veículo de comunicação do Oeste do Rio Grande do Norte faz essa analise momentânea do cenário político de algumas cidades da região. Deixamos claro que o FOLHA REGIONAL democraticamente recebeu e buscou informações nas cidades citadas assim como mantém conversas continuas com os agente políticos dessas cidades. Aproveite em breve traremos outras analises.