A enfermeira Inalda é a Técnica Kenia através do programa saúde na escola levaram conhecimento e informações aos alunos e professores a importância e o cuidado do descarte adequado do lixo e o combate a água parada na prevenção contra o mosquito da dengue. As técnicas utilizaram a metodologia lúdica, desenho e brincadeiras para despertar nos alunos a importância de combater a Dengue.
Essa ação foi desenvolvidas na creche Rita Firmo de Souza no último dia 03 de Abril. A secretaria de saúde e a equipe da ESF estão empenhada em realizar ações semanais para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da Dengue em Olho D’água do Borges, mantendo a cidade limpa e livre do mosquito transmissor.
No Brasil 99% dos municípios aderiram ao programa Saúde na Escola com um investimento de R$ 90,3 milhões.
Programa leva discussões sobre nutrição, obesidade, prevenção de violências, direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de HIV/IST para escolas públicas.
O Saúde na Escola foi criado em 2007 com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O programa é uma estratégia que integra políticas e ações de educação e de saúde, envolve a comunidade escolar, as equipes de atenção básica e da educação básica pública.
Nos últimos anos, os indicadores do programa foram reduzidos apenas a pautas sobre alimentação saudável, prevenção de obesidade e promoção da atividade física. Com a retomada do PSE em sua integralidade, todas as temáticas previstas poderão ser desenvolvidas.
Também estão incluídas ações relacionadas à saúde mental, novidade que dialoga com os objetivos de um Grupo de Trabalho entre os ministérios da Saúde e da Educação para prevenção às violências nas escolas, instituído em abril deste ano.