Seja bem vindo!

Lula é um mau produto. Tão ruim, que até Bolsonaro parece melhor

Lula é um mau produto — e, como mau produto, quanto mais publicidade se faz dele, pior é para a venda do produto, porque fica mais evidente o descasamento entre a sua qualidade ruim e as virtudes apregoadas no anúncio. É uma lei da publicidade, que vale de sabão em pó a político

A pesquisa da Genial/Quaest divulgada hoje, que revela como o presidente da República é um desastre áereo para a maioria dos brasileiros, mostra exatamente isto: para 50% dos entrevistados, as aparições dele pioram a percepção que têm sobre Lula.

Tudo vai mal para Lula: a desaprovação ao seu governo, que era de 41% em janeiro, saltou para impressionantes 56%.

Nem os pobres gostam mais tanto daquele se vende como pai dos pobres: entre os que ganham até 2 salários mínimos, a aprovação de 69% em julho de 2024 caiu para 52% agora. A desaprovação bate em 45%, uma diferença de apenas 7 pontos. Há menos de um ano, ela era de 43 pontos a favor do presidente da República.

Entre os nordestinos, o público mais fiel de Lula, o tamanho da encrenca é o mesmo. E, pela primeira vez, as mulheres também estão do lado da maioria descontente: 53% delas torcem o nariz para o presidente da República. Jovens? Esqueçam essa massa de manobra, petistas: dos 16 aos 34 anos, a desaprovação ao governo, que já era de 52%, disparou para espaciais 64%.

O aspecto da pesquisa mais doloroso para Lula, no entanto, deve ser que a maioria dos brasileiros, 43%, passou a achar que o governo Lula está pior do que o de Jair Bolsonaro. É uma proeza, convenhamos.

Lula, como todo populista de esquerda, gosta de dizer que governa para o povo, não para o mercado, como se houvesse necessariamente uma diferença de interesses e expectativas entre um e outro. Pois o povo, assim como o mercado, acha que o país está seguindo na direção errada: 56% dos brasileiros acreditam que o Brasil está na contramão, segundo a pesquisa.

O presidente da República é bem intencionado, apesar de tudo? Negativo. Para a maioria dos entrevistados, 47%, Lula não tem boas intenções. Dureza, hein? E 7 em 10 brasileiros se deram conta de que ele não vem cumprindo as promessas de campanha. Ainda há gente mal informada, pelo visto.

Os cidadãos não veem em Lula alguém capaz de baixar a conta do supermercado, a conta do posto de gasolina ou qualquer conta que seja. Programas assistencialistas, isenção de imposto de renda,truques de crédito, gols de mão estatísticos, podem reciclar o que for: a maioria esmagadora dos brasileiros, 81%, acha que Lula deveria fazer um governo diferente.

Só que ele não sabe fazer um governo diferente, a sua receita é única. Lula é um mau produto. Tão ruim, que até Bolsonaro parece melhor. Em 2026, Lula só estará mais velho, inclusive nas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *