A governadora Fátima Bezerra e o vice Antenor Roberto empossaram na tarde desta quarta-feira (02), 16 titulares da administração direta e indireta, o Procurador Geral e o Controlador Geral do Estado. A cerimônia de posse foi realizada no auditório master da Escola de Governo.
Em seu discurso, Fátima parabenizou os novos auxiliares destacando o perfil técnico dos escolhidos. “O secretariado que prometi ao RN é independente de partidos políticos, eles assumem por terem um perfil técnico de competência, preparo, seriedade, ética, responsabilidade social e compromisso com a população norte-riograndense. Simboliza o governo mais amplo que precisamos fazer, um governo de união e diálogo”, enfatizou. A chefe do Executivo estadual pontuou que os recém empossados devem ter “lealdade e zelo, em primeiro lugar, à constituição e ao programa de governo apresentado durante a campanha eleitoral”.
Fátima destacou também a participação valiosa e qualificada que os profissionais tiveram durante o processo de transição de governo. “Todos os secretários e secretárias contribuíram muito para que nós assumíssemos dessa forma, já anunciando as medidas necessárias para que possamos trazer o RN novamente para o trilho do desenvolvimento econômico e social”, disse referindo-se ao Plano Estadual de Recuperação Fiscal, anunciado nesta quarta-feira, o qual contém, inicialmente, seis decretos que visam a redução de custos e o controle de despesas.
Após a leitura do termo de posse e compromisso, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Getúlio Marques, fez um pronunciamento representando todo os empossados. “Temos um sentimento honrado de assumirmos essa responsabilidade junto à governadora. Torna-se nosso compromisso transformar o RN num estado melhor para se viver encontrando saídas para a retomada do crescimento e desenvolvimento em todas as áreas do estado, sobretudo reconquistando a confiança e esperança da população potiguar”, comentou.
Além dos 18 empossados, Guilherme Saldanha foi reconduzido ao cargo que exercia como titular da pasta da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE). O deputado Fernando Mineiro também assumirá uma secretaria no dia primeiro de fevereiro, período em que encerrará o seu mandato e ficará à frente da atual Secretaria de Gestão de Projetos e Metas de Governo.
Conheça quem são os novos secretários de Estado empossados:
Raimundo Alves Júnior – Secretário-Chefe do Gabinete Civil do Governador do Estado
Luiz Antônio Marinho da Silva – Procurador Geral do Estado
José Aldemir Freire – Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças
Maria Virgínia Ferreira Lopes – Secretária de Estado da Administração e dos Recursos Humanos
Pedro Lopes de Araújo Neto – Controlador Geral do Estado
Getúlio Marques Ferreira – Secretário de Estado da Educação e da Cultura
João Maria Cavalcanti – Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos
Jaime Calado Pereira dos Santos – Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico
Iris Maria de Oliveira – Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social
Gustavo Fernandes Rosado Coelho – Secretário de Estado da Infraestrutura
Francisco Canindé de Araújo Silva – Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social
Cipriano Maia de Vasconcelos – Secretário de Estado da Saúde Pública
Carlos Eduardo Xavier – Secretário de Estado da Tributação
Arméli Marques Brennand – Secretária de Estado da Justiça e da Cidadania
Ana Maria da Costa – Secretária de Estado do Turismo
Alexandre de Oliveira Lima – Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária
Maria da Guia Cunha Dantas Freire – Assessora de Comunicação Social
Joaquim Crispiniano Neto – Diretor Geral da Fundação José Augusto