CRCRN explica novo golpe envolvendo o IRPF
E-mails da Receita Federal solicitando que contribuinte corrija declaração são fake; cuidado!
Alguns contribuintes já começaram a receber os valores da restituição do Imposto de Renda, mas ainda há um cuidado importante a se tomar: os golpes e fraudes.
O Conselho Federal do Rio Grande do Norte (CRCRN) alerta os contribuintes a um tipo de golpe que tem se tornado comum. Usuários recebem mensagens fake da Receita Federal, apontando algum erro na declaração.
A mensagem vem, geralmente, por email, dizendo às possíveis vítimas que foram identificados equívocos na declaração do IRPF, e pedindo para clicar em um link ou baixar um arquivo para corrigir. O e-mail fake engana por trazer o nome, logotipo e assinatura da Receita.
Dessa forma, os golpistas clonam dados como informações fiscais, cadastrais e financeiras.
A Receita Federal, em nota, afirmou que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.
O CRCRN indica que, para evitar golpes, o contribuinte deve:
● desconfiar de mensagens relacionadas à Receita Federal que exijam seus dados pessoais;
● nunca clicar em links desconhecidos que chegam por qualquer meio, seja e-mail, SMS ou WhatsApp, porque podem te direcionar a sites ou programas prejudiciais;
● não abrir arquivos anexados, eles podem ser isca para capturar suas informações;
O contribuinte que entregou a declaração do IRPF as 2023 e quer conferir se há erros ou está aguardando a restituição, pode acompanhar através do portal e-Cac.
Quem pode falar:
Profissionais de contabilidade do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN)
Sugestão de perguntas:
A Receita Federal envia e-mail, SMS ou WhatsApp para contribuintes? Como a Receita comunica caso haja algum problema na declaração? Como o contribuinte pode evitar cair em golpes ou fraudes?
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CRCRN: