Com aproximadamente 50% das obras concluídas, o projeto do Pró-Transporte deverá ser finalizado até o final da gestão do governador Robinson Faria (PSD), prevista para terminar em dezembro do ano que vem. A informação foi confirmada pelo próprio chefe do executivo do Estado à reportagem do Agora Jornal durante evento realizado no auditório da Governadoria, que serviu apresentar os números do turismo estadual desde que o pessedista assumiu o governo, no início de 2015.
Segundo Robinson, as obras estão em andamento e a intenção do Governo do Estado é que, até o fim deste ano, cerca de 80% das intervenções já estejam concluídas. De acordo com a última revelação dada pelo executivo em relação às intervenções do projeto, em janeiro deste ano, 45,6% das obras estavam finalizadas. O problema, no entanto, é as desapropriações, que ainda não foram solucionadas na região.
“Estamos andando a passos largos na obra do Pró-Transporte, principalmente com relação ao eixo da Moema Tinoco. Nosso objetivo é trabalhar firme para, até o final do ano, termos pelo menos 80% da obra concluída. No próximo ano, a nossa intenção é finalizar a obra, deixa-la 100% pronta para o uso da população”, disse o governador, mostrando-se bastante entusiasmado com o tema.
Em 2017, o projeto do Pró-Transporte completou 12 anos desde que foi idealizado. Durante o período, muitas idas e vindas foram registradas, a começar pela responsabilidade do mesmo, que inicialmente era da Prefeitura do Natal e, em 2011, passou para o Governo do Estado devido à falta de recursos. Hoje, o setor que responde pelas intervenções é o Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER), liderado pelo general Jorge Fraxe.
Até hoje, apenas um equipamento do projeto foi inaugurado: o viaduto da Avenida das Fronteiras, entregue em 2011 ainda na gestão municipal da prefeita Micarla de Sousa (PV). O governador Robinson Faria, inclusive, fez questão de frisar à reportagem antes de sua declaração, que o Pró-Transporte é algo que veio vingar, de fato, apenas no seu governo, alegando que antes a obra estava “totalmente estagnada”.
Sobre o projeto
Em suma, o Pró-Transporte consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla na Zona Norte de Natal, a maior região da capital potiguar. O primeiro, denominado de Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, precisamente na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco.
Já o segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dará acesso à Ponte Newton Navarro.
Segundo informações cedidas à reportagem pelo DER, ao final de tudo, o Pró-Transporte terá custado cerca de R$ 88,2 milhões aos cofres públicos. Os recursos, por sua vez, já estão todos assegurados pelo Governo do Estado.
Agora RN