Seja bem vindo!

Entenda o que é Drex, nome escolhido pelo Banco Central para o real digital

A moeda terá valor equivalente ao papel-moeda atual. A expectativa é que o Drex seja liberado ao público até o final de 2024. Veja detalhes!

De acordo com o Bacen, o Drex “propiciará ambiente seguro e regulado para geração de novos negócios”, diz que a autarquia. Além disso, o projeto do real digital garantirá acesso mais democrático aos cidadãos que serão beneficiados da digitalização da economia, sejam pessoas jurídicas ou físicas.

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira, 7, que definiu o nome oficial de seu projeto de moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês). Ao invés de Real Digital, como a iniciativa era chamada até esta semana, o projeto passará a ser nomeado Drex. Roberto Campos Neto, presidente da autarquia, já havia falado sobre a mudança de nome em junho.

Em comunicado, o Banco Central destacou que o Drex “está chegando para facilitar a vida dos brasileiros”. “A solução, anteriormente referida por Real Digital, propiciará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores”, destaca o anúncio.

De acordo com a autarquia, o novo nome é uma “combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna: ‘d’ e ‘r’ fazem alusão ao Real Digital. O ‘e’ vem de eletrônico e o ‘x’ passa a ideia de modernidade e de conexão, do uso de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology – DLT), tecnologia adotada para o Drex, dando continuidade à família de soluções do BC iniciada com o Pix”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *