Seja bem vindo!

Em Umarizal/RN, parceria da gestão municipal com o projeto visão relizam mutirão de exames oftalmológicos gratuitos

A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o projeto Visão Total irá promoveu em Umarizal, um mutirão de exames oftalmológicos gratuitos. A ação aconteceu na unidade básica de saúde Cosma Lemos dos Santos no bairro Caraíbas.

Para realizar os exames, a população passou por uma triagem. O procedimento foi realizado nesta segunda, 22, terça, 23, e quarta, 24, na Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h. A expectativa foi superada e o projeto atendeu cerca de 300 pessoas.

De acordo com o palestrando do Visão Total, Anderson Pereira, hoje no Brasil, mais de 45 milhões de pessoas não tem acesso à exames oftalmológicos. “Vendo isso, traz esse benefício para população mais carente. Outro benefício, é que o cidadão não terá o desgaste de ir a outra cidade, uma vez que alguns municípios não fazem esse exame”, destacou.

O Visão Total é dividido quatro etapas: a primeira é o contato com a prefeitura para firmar a parceria. A segunda fase é uma capacitação voltada a agentes de saúde do município para que elas promovam a mobilização de pacientes para participar do projeto; no terceiro momento é realizada a triagem; e por fim, os exames oftalmológicos.

Aos pacientes que foram diagnosticados com problemas como catarata ou pterígio, o secretário municipal de Saúde Ubiratan Paiva confirmou que o município fará os encaminhamentos necessários para cirurgias. “A gente encaminha já para Alexandria, pois temos a parceria pelo SUS e temos vagas para cirurgias desse tipo”, informou.

Segundo Anderson, para promover a ação foram à Umarizal, médicos da Paraíba, sede do projeto, e foram utilizados equipamentos de última geração. “São instrumentos de ponta que detectam até o glaucoma que é uma doença muito silenciosa. É uma gama de benefícios que o projeto traz para população”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *