Seja bem vindo!

Cultura Popular do Rio Grande do Norte é umas das mais ricas do nordeste aponta o Portal Educação

O Portal Educação aponta a cultura popular do estado do Rio Grande do Norte como uma das mais ricas do Nordeste, e para tal afirmação, faz alguns esclarecimentos e elenca uma serie de informações sobre as mais diversas vertentes e áreas que formam a cultura do RN, o portal descreve a nossa riqueza cultural mais ou menos assim:

Para a formação do povo norte-rio-grandense participaram três etnias: o índio, o português e o negro. A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do RN. Na capital a uma grande influência de portugueses e índios. Já a raça negra influenciou nas tradições, nas danças, comidas, celebrações, religiões trazidas da cultura negra.

A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore norte-rio-grandense, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba-meu-boi. Contadores de viola, cordelistas, repentistas, emboladores e grupos de dança que recontam a historia do povo potiguar é a presença mais marcante desta cultura, que é uma das mais ricas do nordeste.

A religião predominante é a católica. A religião protestante evangélica também tem destaque aqui no Rio Grande do Norte. O percentual de evangélicos no Brasil é: 6.49% maior que o percentual no RN, mas podemos encontrar outras religiões como: espiritismo, umbanda, candomblé, quibanda.

A semana Santa é uma tradição, que se faz presente na forma de um retiro espiritual, inicia-se ai o período quaresmal, que suas relações eram de valorização a vida. Para uns a tradição continua imutável, mais para a maioria da população desse mundo pós-moderno as demandas são outras, pois o desejo de ter e o de ser falam mais alto.

Em Mossoró, quando vai se aproximando o São João, já é tradição, acontecem vários festejos como: Mossoró Cidade Junina que recebe bandas, quadrilhas, pessoas se deslocam de vários lugares para reverenciar os festejos de Mossoró.

O reisado, ou folia de reis é um espetáculo popular das festas de natal e reis, cujo palco é a praça pública, a rua.

Garrafinhas de Tibau: As areias são retiradas das dunas, que estão bem à vista, diante da praia. São areias siltosas, às vezes argilosas, impregnadas de sais de ferro. Encontram-se também areias com minerais pesados (biotita, iemenita, etc.), que são as de cores escuras. Suas variedades de cores são impressionantes, subindo a vinte e cinco tonalidades.

Barcos de santos Reis: Esses barcos são fabricados de papel seda em diversas cores, colado sobre uma armação de palitos de coqueiro. Seu interior, interior tradicionalmente recheado de castanhas, farinha de amendoim e outros produtos semelhantes, hoje transporta uma carga de confeitos.

Rendas de bilro: As rendas de bilro que são utilizadas para adornar enxovais e saídas de banho são como símbolos para o artesanato local. Já se observa o uso de novas técnicas buscando atender as tendências da moda e da arquitetura através da decoração de peças de roupas e de ambientes rústicos.

Festas de padroeiro – As festas de padroeiro são uma forte evidência da mescla entre a religião e a cultura popular no Brasil. As de Sant’Ana (Caicó), Santa Luzia (Mossoró), santos Reis (Natal) e Nossa senhora dos navegantes (Areia Branca) são algumas das mais conhecidas do Estado.

Festas Juninas – Santo Antônio, São João e São Pedro, três dos santos católicos mais populares no Nordeste, regem o ciclo festivo que esquenta a região em junho/julho. Coincide com a nossa colheita de grãos. É um dos principais eventos da nossa cultura, celebrado com canjicas, pamonha, forró, quadrilha.

Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina e é a dança praticada nessas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal.

Araruna – O Araruna, Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas, existe em Natal, desde 1956, e representa um repertório coreográfico de danças folclóricas ou folclorizadas.

Coco, Bambelô, Maneiro-Pau – São danças de roda em que não há qualquer enredo dramatizado, das quais o publico pode participar, já que não é exigida uma indumentária padronizada, ao contrário dos autos.

Bandeirinhas – Dança característica do ciclo junino. As pastoras cantam jornadas em louvor a São João Batista.

Espontão – Dança característica da festa dos negros, na região do Seridó, durante a coroação de reis e rainhas, na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Caicó, Parelhas e Jardim do Seridó.

Ritos: apresentam nos dias atuais, fórmulas originais, que alcançam as mais diversas classes sociais. Ocorre quando uma criança nasce o pai convida os amigos para “beber o mijo do menino”, uma festinha em que a cerveja rola solta.

Lendas: Cada vila ou cidade tem suas próprias histórias que são transformadas em lendas. Transmitidas oralmente e nascidas de uma anedota ou de uma criação imaginária criam uma história de conteúdo sombrio e místico. 

Lendas de Natal: Papa figo, lobisomem, boi-tatá curupira etc.

Contos populares do RN: O principal autor do conto popular é Câmara Cascudo.

Você pode conferir a matéria completa na integra, visitando o Portal Educação. Acesse o endereço abaixo para conferir. www.portaleducacao.com.br


2 Comments

  • Sophia Weber Buzo

    Aprenda os seus fatos. O Rio Grande do Norte sofreu também influência holandesa e francesa. Não apenas portuguesa, indígena e africana. Não existem só essas três etnias no Brasil seu filho da puta. Aprenda essas coisas antes de POSTAR EM SITES ONDE CRIANÇAS ESTUDAM! Que errado! Denunciarei e processarei se não receber retorno!

    Um abraço !🤗

  • Camilla Maria Matos Lima

    O texto tem extremos erros de português. Varias coisas erradas. Várias. ‘A’ em lugares que devia estar escrito ‘Há’, ‘Por que’ quando devia ser ‘Porque’. Ou aprenda a escrever ou não poste essas merdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *