Seja bem vindo!

Conexão cultural com a poderosa Roberta Schumara, Uma das coreógrafas mais renomadas do nosso Rio Grande do Norte

Colunista EV – Ela dispensa apresentações né pessoal, poderosíssima, muito bem conceituada, conhecidíssima na cidade em que reside, na nossa grande Mossoró, e também no RN inteiro, ela pode-se se dizer sem exageros, que é uma das melhores coreógrafas do nosso país, Roberta Schumara. Seja muito bem vinda ao nosso espaço no Jornal Folha Regional.

Roberta Schumara – Obrigada querido Emmanoel, fico lisonjeada com tantos elogios, e muto feliz por está aqui com vocês nesse papo tão gostoso sobre minha história e minha carreira, não conhecia ainda a sua coluna, é um espaço lindo que divulga e difunde a nossa amada cultura e poder estar aqui com vocês me deixa bastante feliz.

Colunista EV –  Então vamos lá começar a nossa conversa, qual foi o seu primeiro trabalho como Coreógrafa?

Roberta Schumara – Desde pequena sempre gostei de dançar e criar passos, na escola eu sempre liderava as feiras culturais, e adorava criar. Já profissionalmente comecei a montar coreografias assim que entrei no Colégio Diocesano de Santa Luzia, meus primeiros trabalhos foram  em projetos internos da escola, já em espetáculos comecei em 2006, quando criei o GRUPO DIOCECENA e estreamos nosso primeiro e inesquecível Espetáculo: CHICO BUARQUE POR EXTENSO, a partir dele descobri que realmente criar e ser coreógrafa era o que queria para minha vida.

Colunista EV – Sabemos que hoje você tem um grande nome em Mossoró e região, e assina grandes projetos culturais, como você se sente com essa conquista?

Roberta Schumara – Sempre me preocupei em fazer bem feito, em fazer o meu melhor, sou muito perfeccionista. Confesso que sem pensar onde meu nome poderia chegar, mas hoje com a maturidade e com um olhar profissional mais detalhista, eu me sinto muito grata, grata por todos com quem eu trabalhei, todos que me ensinaram, com todos os que passaram por mim, pois acredito que quando somos gratos o universo conspira a nosso favor. Mas ainda tenho muitos caminhos a percorrer, muitos desafios a serem cumpridos, muito o que aprender. Essas conquistas são apenas o resultado de um trabalho feito com amor e responsabilidade, compromisso comigo mesma, e com as pessoas que acreditam em meu trabalho. Ninguém é completo sozinho, e juntos somos muito mais fortes, porém sei que muito do que conquistei foi também do muito que estudei, fiz e faço valer a pena.

Colunista EV – Qual trabalho você realizou que gostou mais? digamos que seja o seu preferido.

Roberta Schumara – Cada trabalho que faço tem sua importância, mas tem 3 que são muito especiais para mim são: O conjunto: “CARCARÁ”  foi com esta coreografia que ganhamos os primeiros prêmios em festivais (MELHOR GRUPO, GRUPO REVELAÇÃO, 1º LUGAR NA CATEGORIA E MELHOR COREÓGRAFA). O duo “SIMBIOSE” foi muito importante pois acho uma das coreografias mais instigantes que criei, dois bailarinos dançam dentro de uma única camisa, foi com este duo que viajamos muito pelo país e trouxemos muitos prêmios de 1º lugar e de Melhor coreógrafa. E o outro trabalho que é mais recente é um conjunto chamado: SECA D’ÁGUA, esta coreografia é de uma maturidade e um trabalho cênico que me inspirou de tal maneira que consegui realizar um grande sonho; está nas páginas da revista mais conceituada de dança do Brasil: “DANÇA BRASIL”. Sem contar em prêmios de MELHOR GRUPO, 1º LUGAR NA CATEGORIA E MELHOR COREÓGRAFA.

Colunista EV – O que é a arte, a dança, a cultura pra Roberta Schumara?

Roberta Schumara – A arte é mágica, ela tem o poder de transformar vidas e indivíduos. A dança , é o movimento da alma, nosso corpo conta uma história através dos movimentos, a dança não é somente a técnica ou passos que se repetem, ela vai muito além disso,  precisa transcender o palco ou simplesmente a sala de aula, ela precisa tocar quem está assistindo ,precisa causar transformação de emoções para quem assiste. A dança nos deixa livre para nos mover e sentir sensações que só ela é capaz de aguçar. A cultura é pulsante, é vital como meio transformador da sociedade, seja ela a música, a dança, a pintura ou suas várias vertentes. A cultura precisa estar viva, para que possamos ver vidas transformadas. Eu sou cultura, vivo cultura pois vivo a vida.

Colunista EV – Que recado você deixa para todos que se inspiram, admiram e são fãs do seu grandioso trabalho?

Roberta Schumara – Acreditem em seus sonhos, trabalhem com dedicação e dignidade, com coragem para não desistir, e que a verdade sempre prevaleça, não queiram subir, derrubando ninguém, e não tem segredo, estudem, busquem, e façam o que é mais importante, sejam vocês sem perder a essência. Ser é mas que ter. Somos… sejamos.

Colunista EV – Muito obrigado minha querida Roberta Schumara, por este momento impar nesse quadro conexão cultural da nossa coluna, há tempos que eu tinha vontade de fazer esse bate papo com você, confesso que sou um grande fã do seu trabalho magnifico, existem pessoas que transmitem uma energia positiva intensa e irradia uma luz sem explicação, você com certeza é uma delas, desejo todo o sucesso do mundo, você merece, MUITO OBRIGADO.

4 Comments

  • Larissa

    Melhor coreógrafa, sem sombra de dúvidas! Muito grata por ser uma das que tem o privilégio de viver a criatividade dela na pele e conviver com o exemplo de pessoa no dia a dia.

  • Francisco Erismar da Cunha

    Ela é humildade em pessoa, profissional exemplar e ímpar. Forte sem perder a ternura e companheira da verdade e do existencialismo do amor e da amizade. Realmente dispensa apresentações, porém é digna de muitos aplausos e louvores. Seu sobrenome: criatividade. Sua melhir essência é ser o essencial, para a arte e para a vida. Se eu fosse desprovido de capacidade para lidar (escrever) com os vocábulos, eu me renderia a uma única frase, que me resvala do egocentrismo narcisista e me dá a singela oportunidade de dizer para o mundo (jornalfolharegional) inteiro ouvir e tomar ciência: EU SOU AMIGO DE ROBERTA SCHUMARA. Indubitavelmente: ERISMAR CUNHA.

  • Sofia Maria

    É um aprendizado constante ser aluna de Roberta Schumara! Que o grupo Diocecena continue se desenvolvendo com toda sua união e amizade. O amor é o caminho e a arte é um dos meios para chegar até ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *