Em Conselho Técnico realizado nesta terça-feira (5), no Rio de Janeiro, a CBF anunciou algumas novidades para o Campeonato Brasileiro de 2024, que tem início no dia 13 de abril.
A principal delas é o aumento no número de jogadores estrangeiros inscritos por cada clube. O limite, que era de 7 ano passado, subiu para 9.
A mudança foi aprovada por unanimidade entre os 20 clubes que estão na Série A do Brasileiro, mas desagradou a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), que havia se manifestado contrária ao aumento do limite.
Outra novidade para essa temporada é que os torcedores presentes nos estádios receberão explicação ao vivo das decisões tomadas pelos árbitros com consulta ao VAR.
“A reunião foi muito proveitosa. A CBF está sempre aberta ao diálogo, sempre a favor do debate. Foi tudo muito importante e salutar, podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando para fazer o futebol brasileiro cada vez mais forte”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Como forma de homenagear o maior artilheiro da história do Brasileirão, o principal goleador do campeonato vai receber o Troféu Roberto Dinamite. O ídolo do Vasco faleceu em janeiro de 2023 aos 68 anos.
“O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro (190 gols). Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse feito dando o nome deste craque ao prêmio do artilheiro da competição”, afirmou Ednaldo.
Assim como aconteceu na edição do ano passado, o Brasileirão de 2024 será paralisado durante os períodos de Data FIFA. O campeonato, porém, vai parar para a Copa América, realizada entre os dias 20 de junho e 14 de julho.