Ex-prefeito Carlos Eduardo segue liderando, e deputada Natália Bonavides tem queda acima da margem de erro.
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) segue liderando as intenções de voto entre os eleitores natalenses no que se refere ao pleito municipal de 2024.
Conforme os dados de mais uma pesquisa do Instituto EXATUS encomendada pelo AGORA RN, o ex-gestor da capital tem uma vantagem de mais de 10 pontos percentuais em relação à sua principal concorrente até o momento, a deputada federal Natália Bonavides (PT).
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos eleitores os possíveis candidatos no pleito do ano que vem, Carlos Eduardo foi lembrado por 27,72% dos entrevistados, consolidando ainda mais sua liderança no cenário eleitoral natalense, algo que vem ocorrendo desde o início do ano em todas as pesquisas já divulgadas.
Atrás do ex-prefeito aparece no levantamento a deputada federal Natália Bonavides, que foi citada por 15,01% dos eleitores ouvidos pelo Instituto. A petista lançou sua pré-candidatura em fevereiro deste ano e desde então vem assumindo a vice-liderança em todas as sondagens feitas até o momento.
Apesar disso, o PV, que integra a federação com o PT e o PCdoB, lançou a pré-candidatura da deputada estadual Eudiane Macedo, que tem patinado nas pesquisas, mas representa uma concorrência interna para o PT, já que o grupo partidário terá de escolher entre as duas pré-candidatas.
O EXATUS também inseriu entre os nomes apresentados o termo “candidato apoiado por Álvaro Dias”. Embora o atual prefeito do Republicanos ainda não tenha revelado quem receberá seu apoio na disputa pelo Palácio Felipe Camarão, o candidato a ser apoiado por ele aparece com 7,46% das intenções de voto dos natalenses.
Na sequência, aparecem o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) com 6,5%; o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) com 5,35%; o secretário da Semsur Irapoã Nóbrega com 4,88%; o deputado federal General Girão (PL) com 4,02%; Eudiane Macedo (PV) com 2,1%; além do comunicador Bruno Giovanni (PSDB) com 1,91%; o vereador Robério Paulino (Psol) com 0,67% e a secretária de Planejamento de Natal Joanna Guerra, que tem 0,19%.
Outros 14,63% disseram votar em “Ninguém”, “nenhum”, “branco” ou “nulo”. 6,21% não sabem em quem irão votar, e 3,35% não responderam à pesquisa.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de setembro e entrevistou 1.046 eleitores. A margem de erro é de 3,03 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Natália tem queda acima da margem de erro; Paulinho cresce mais de 2 pontos
Em comparação com a pesquisa anterior do Instituto EXATUS, divulgada em julho passado, o pré-candidato que registrou maior variação positiva foi o deputado federal Paulinho Freire, que cresceu 2,11 pontos. Ele obteve 5,35% no levantamento atual, enquanto no anterior, 3,24%.
A maior queda com relação a julho foi amargada pela deputada Natália Bonavides, apesar de ela ainda figurar em segundo lugar entre os mais citados. Enquanto em julho ela obteve 18,54%, agora em setembro ela registrou 15,01%, ou seja, uma queda de 3,53, acima da margem de erro, que é de 3,03 pontos.
O “candidato de Álvaro” caiu 1,6 pp. – passou de 9,06 para 7,46%; e Irapoã Nóbrega cresceu 1,72 pp. (subindo de 3,16% para 4,88%). Os demais tiveram variações menores que 1 pp., mantendo quase que os mesmos percentuais da sondagem anterior.
No caso do General Girão, o crescimento foi de 3,43 pp., mas em relação à pesquisa de junho, quando ele obteve apenas 0,59%. Em agosto, ele não foi incluído no levantamento diante das informações de que ele declinaria da pré-candidatura em razão das investigações que correm contra ele na Polícia Federal (PF) por suposta incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro. O deputado já esclareceu que mantém a intenção de disputar a Prefeitura do Natal em 2024.