O Mossoró Cidade Junina 2018 chegou ao fim, mas o ciclo junino da cidade continuou, nesses dias 07 e 08 de julho aconteceu o XVI Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas. Por essa razão a Arena Deodete Dias continuou montada no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco, palco para as apresentações das quadrilhas participantes do concurso.
O Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas é promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ). A cada edição do concurso a UNEJ, em assembleia com suas afiliadas estaduais, decide em que cidade nordestina o concurso deve ser realizado. Neste ano de 2018 a assembleia escolheu Mossoró. É a segunda vez que o Rio Grande do Norte é o estado escolhido. A primeira vez foi em 2006 quando Natal sediou o concurso.
As melhores Quadrilhas Juninas do Brasil passaram em Mossoró para participar do Nordestão de Quadrilhas Juninas, uma festa magnifica que arrancou arrepios e muita espiritualidade junina em todos que estiveram acompanhando na arena Deodete Dias.
Os donos da festa em Mossoró foram os baianos. Capelinha do Forró foi a grande campeã do XVI Nordestão de Quadrilhas Juninas. O tema “Midas – um toque de ouro no São João” mostrou o rei da mitologia grega que transformava tudo em ouro. A quadrilha trocou de figurino no meio da apresentação e emocionou o público com o repertório e a interpretação do marcador e do casal de noivos da quadrilha.
Foi a primeira vez que o estado da Bahia venceu o Nordestão. “Tantos anos de trabalho, de competição e na primeira vez que a Bahia vence no concurso foi justamente aqui em Mossoró. Muito obrigada pelo carinho. Nunca esqueceremos essa cidade que fez uma festa tão linda”, comemorou a noiva da Capelinha do Forró, Valdecy Luzia.
O resultado completo ficou da seguinte forma:
10º – Junina Século XX (SE)
9º – Flor do Mandacaru (MA)
8º – Explosão Estrelar (PI)
7º – Junina Fogueirinha (PB)
6º – Junina Tradição (CE)
5º – Santa Fé (AL)
4º – Coração Nordestino (RN)
3º – Junina São João (RN)
2º – Junina Lumiar (PE)
1º – Capelinha do Forró (BA)