Seja bem vindo!

Assembleia Legislativa vai tentar votar reforma pela 4ª vez

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai tentar iniciar nesta quarta-feira (22) a votação da Reforma da Previdência Estadual. Será a quarta tentativa devotação. Nesta terça (21), a proposta entrou novamente na pauta de votação, mas não chegou a ser analisada por falta de quórum. Só 12 deputados estaduais registraram presença. A análise da proposta de emenda constitucional necessita da presença de 15 parlamentares.

A sessão desta quarta-feira ainda será pelo sistema remoto de deliberação, no qual os deputados discutem e votam por videoconferência.

O prazo para que o Estado aprove a reforma está perto do fim. Uma portaria do Ministério da Economia estabelece que estados e municípios devem atualizar suas regras de aposentadoria e pensão até o dia 31 de julho, sob pena de perderem repasses de verbas federais, entre outras penalidades.

O governo defende a votação do texto até a data-limite, mas os deputados da base não compareceram às três últimas sessões plenárias porque não há votos suficientes para aprovar o texto. É necessário que 15 deputados votem favoravelmente, em dois turnos, para que a reforma seja promulgada.

Parlamentares de oposição protestam contra a votação remota e defendem que o texto só seja apreciado quando a Assembleia Legislativa retomar as sessões presenciais no plenário Clóvis Motta, o que está previsto para acontecer apenas em agosto – ou seja, depois do prazo final estipulado pelo Ministério da Economia.

A proposta de Reforma da Previdência enviada pelo Governo do Estado aumenta a contribuição dos servidores para o regime previdenciário
estadual e traz novas regras de aposentadoria e pensão, como aumento
da idade mínima e mudanças nas regras de cálculo. Para os servidores que já estão no serviço público, estão previstas duas regras de transição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *