Especialistas do Hospital de King’s College, no sul de Londres, questionaram a recomendação do consumo excessivo de água após uma mulher, de 59 anos, ser internada em razão de uma “overdose” do líquido.
Como seus níveis de sódio no sangue baixaram perigosamente, ela acabou desenvolvendo uma infecção no trato urinário, mas que de pronto foi gerida por médicos, de acordo com informações do jornal Daily Mail.
Ela contou que teria sido recomendada por um médico a consumir muita água, cerca de 700 ml a cada 30 minutos. No entanto, em razão disso, precisou dar entrada emergência de um hospital, onde descobriu-se estar sofrendo de níveis perigosamente baixos de sal no sangue, o que ocorre quando muita água é consumida em um período relativamente curto.
Os sintomas envolvendo a condição incluem náuseas, crises de vômito e dores de cabeça. Em casos mais graves, o cérebro pode inchar, causando confusão mental, convulsões, coma e morte. Em um relatório para o BMJ Case Reports, as médicas que trataram o caso, Dr.ª Laura Christine Lee e Dr.ª Maryann Noronha disseram que há poucas evidências para afirmar com exatidão quando o consumo de água é excessivo.
Fonte: Page Jornal Ciência.