O deputado Gustavo Carvalho (PSDB), por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, viabilizou a construção de barragens subterrâneas na zona rural de vários municípios castigados pela estiagem. O parlamentar foi informado do atendimento de sua solicitação pelo próprio titular da pasta, Guilherme Saldanha.
O programa irá beneficiar centenas de agricultores familiares que terão, com as barragens, um facilitador na batalha para conseguir água para o cultivo. Os primeiros municípios beneficiados serão Tangará, São Paulo do Potengi, Riachuelo, Campo Grande, Jaçanã, Marcelino Vieira, Paraná, Patu, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São Tomé, Tenente Ananias e Venha Ver.
Carvalho enfatiza a importância da ação no combate a escassez da chuva. “Partindo de uma execução simples esses reservatórios subterrâneos têm sido uma alternativa viável para muitos municípios nordestinos, garantindo, sobretudo, a sobrevivência do homem do campo com dignidade”, afirma o deputado.
As barragens subterrâneas são construídas durante o período seco. Para tanto, são utilizadas lonas plásticas enterradas no subsolo dos leitos de rios e riachos para barrar o escoamento da água das chuvas que circula no solo.
Reunião
Os representantes dos municípios contemplados se reuniram no gabinete da SAPE com o secretário, Guilherme Saldanha, onde obtiveram informações detalhadas do programa pelos técnicos da Secretaria da Agricultura e orientações acerca da execução dos serviços de construção das barragens subterrâneas em suas localidades.