As Assembleias Legislativas dos Estados do Brasil estão estudando se entrarão com um pedido de impeachment junto ao Congresso Nacional contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.
O ministro um declarações desrespeitosas atacou o Poder Legislativo ao declarar que “decisão da Alerj de soltar deputados é “promíscua e vulgar”. Na opinião de vários deputados estaduais, essas afirmações do ministro Fux além de descabidas invade competência dos poderes legislativos que são eleitos pelo povo e suas composições não podem ser alteradas por decisões judiciais. Sua decisões podem até ser alteradas pelo Poder Judiciário, mas suas composições, jamais.. Só quem pode mudar a composição de uma Casa Legislativa são seus membros cassando mandados outorgados pelo povo.. Afirmar que uma sessão de Assembleia Legislativa é vulgar e promiscua, foge todo e qualquer limite de respeito e obediência as decisões legislativas ferindo mortalmente o legislativo brasileiro.
Alguns membros do Poder Judiciário estão extrapolando limites e se faz necessário que isso seja evitado exemplarmente, para evitar sangria e desgastes no Legislativo que detém maiores prerrogativas da República, esse é o sentimento dos legisladores brasileiros.
As Assembleias Legislativas tem prerrogativas de apresentar Emendas Constitucionais e sua entidade representativa a UNALE – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais já está constituindo uma comissão de juristas para elaborar um anti-projeto de emenda à Constituição Federal criando freios e contra-pesos entre os poderes legislativos e judiciário, dentre o pacote está um pedido de impeachment do ministro Fux.