O Jornal Folha Regional esteve visitando as instalações da Secretaria Municipal de Educação de Rafael Godeiro – RN, falou com o novo secretário, Jedson Cortez e, com a coordenadora pedagógica Maria Lucilania (Zuzu).
Apesar do momento difícil que o país vive, o secretário informou que o município tem conseguido superar os desafios:
“Mesmo diante deste momento difícil que o Brasil enfrenta, nós já entregamos os kits escolares, fardamento, garantimos o transporte escolar dos alunos da rede municipal e universitários. Nós oferecemos merenda de qualidade, com acompanhamento profissional, apesar da quantidade de recursos insuficientes do governo federal. O município tem cumprido o seu papel”, disse o secretário.
A Secretaria de Educação tem cumprido à risca o Calendário Escolar e o Plano Municipal de Educação. Esse último, elaborado por uma Comissão Especial e conta com monitoração pela equipe técnica.
Em 2015, Rafael Godeiro ficou entre os mais bem colocados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Rio Grande do Norte, ultrapassando a meta estipulada. De lá para cá o município tem elaborado algumas medidas para manter e melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos, sendo um dos poucos que pagam o piso nacional aos professores, segundo a secretaria.
A coordenadora pedagógica informou que está sendo iniciado em três escolas do município o programa Novo Mais Educação, que oferece aulas de reforço de português e matemática para crianças com dificuldades na aprendizagem. As aulas de reforço beneficiam alunos matriculados no ensino fundamental I e II, identificados com dificuldades no processo de aprendizagem. As aulas de reforço ocorrem no turno posterior às aulas normais.
De acordo com Maria isso irá trazer grande resultado.
“Participar deste programa representa grande melhoria no processo de aprendizagem dos alunos em dificuldade. As aulas de reforço em português e matemática vão garantir melhores índices de aprovação e desenvolvimento”, falou a coordenadora.
Ela destacou ainda, a aprovação dos alunos nas escolas técnicas do estado, resultando também em benefícios para área educacional.
“Nós temos um índice elevado de aprovação dos alunos para os institutos federais e isso tem contribuído de forma significante na educação de Rafael Godeiro.
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, será implantada, ainda este ano, a escolha democrática de diretores das escolas. Na ocasião os membros funcionários, alunos, educadores, funcionários e pais, poderão decidir os novos diretores através de votação.