Seja bem vindo!

Secretária de Ação Social de Rafael Godeiro fala sobre o trabalho realizado

A secretária de Ação Social do município de Rafael Godeiro – RN, Ana Carla, falou com exclusividade ao Jornal Folha Regional, e fez um panorama do que está sendo realizado na secretaria.

“Nós desenvolvemos no município ações voltadas à proteção social básica, somos referenciados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), contamos também com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, e temos o apoio de psicólogos, assistentes sociais e coordenadores. Promovemos atividades de lazer, cultura, esporte, para inserção de pessoas no meio social. Isso tudo, com a articulação e o envolvimento das secretarias de Educação e Saúde”, falou ela.

Atualmente o órgão realiza o controle de três programas importantes; Bolsa Família, o Programa do Leite, e o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), além de outros programas e atividades. O BPC, ainda pouco conhecido, é destinado a pessoas com necessidades especiais e atualmente atende 28 pessoas no município.

Segundo a secretaria, com as pessoas que vivem no campo os serviços são prestados de forma diferenciada por causa do número populacional das comunidades.

“Na zona rural fazemos acompanhamento de acordo com a demanda, procuramos sempre as comunidades mais habitadas. Realizamos palestras educativas, com idosos, falamos sobre o direito do idoso, convidamos o conselho tutelar para falar sobre os direitos da criança e adolescente, alertamos sobre os perigos de doenças, ensinamos a importância de fazer o pré-natal”, disse ela.

Questionada sobre os desafios enfrentados, Ana Carla mencionou a falta de recursos como sendo o maior problema, além da dificuldade de conseguir os recursos através de projetos.

O maior desafio à frente da secretaria é fazer essa gestão do recurso, que é mínimo. É pouco recurso pra realizar muita coisa e os projetos dessa pasta, requerem muita habilidade no planejamento, para que esses recursos cheguem.

Ela concluiu afirmando a satisfação pela função e demonstrou estar preparada, explanando suas competências curriculares.

“Eu gosto do meu trabalho, sou Pedagoga, Especialista em Educação Especial, Mestre em Ciências da Educação e realmente gosto de tudo aquilo que desenvolvemos na secretaria de ação social,  é muito importante para as pessoas”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *