
Como parte das comemorações do Abril Azul — mês dedicado à conscientização sobre o autismo —, a prefeita Jéssica Íris lançou, na tarde desta terça-feira, 22 de abril, o Grupo de Acolhimento às Mães Atípicas (GAMA) de Antônio Martins. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal, durante a abertura da I Semana de Conscientização Sobre o Autismo.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas, promovendo debates, acolhimento e orientação a mães, pais e responsáveis de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o evento, a prefeita destacou a importância do Grupo e afirmou que a gestão municipal dará todo o suporte necessário.
Atualmente, o município acompanha 120 famílias com crianças e adolescentes com TEA. O diagnóstico é realizado no próprio município, e os atendidos contam com suporte especializado nas áreas da saúde, com uma equipe multidisciplinar; educação e assistência social, garantindo desenvolvimento, aprendizado e acesso pleno aos seus direitos.
Aberta pelo coordenador do CRAS, André Paiva, a cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, Rair de Oliveira, dos vereadores Pitica de Ciriaco e Lila Lemos, além dos secretários Rosineide Mesquita (Assistência Social), Gerlândia Ferreira (Gabinete Civil) e Jhonatan Fernandes (Agricultura). Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, assim como mães, pais e responsáveis por pessoas atípicas, também prestigiaram o momento.
