Participando do painel da Associação Nacional de Recursos Humanos do Legislativo (ANSREHL) durante a 27ª Conferência Nacional da Unale, nesta terça-feira (3), o diretor de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Thyago Cortez, falou sobre o tema abordado, que tratou sobre previdência complementar, e explicou sobre o andamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
“Acreditamos que até o início do próximo ano a gente já esteja fazendo as devidas inscrições dos nossos servidores e parlamentares na Previdência Complementar. Então hoje apresentamos o nosso projeto para todas as assembleias do Brasil, uma oportunidade riquíssima. Estamos confiantes que outras casas legislativas irão aderir ao nosso plano”, disse o diretor.
Presente no painel, a coordenadora de Previdência Complementar da ALRN, Aucilene Fernandes, fez uma explanação sobre o assunto. “Venho contribuir na questão de conhecimento do que é previdência e o novo formato que se insere a partir da reforma de 2019, sobre as mudanças e impactos na vida do servidor. Acreditamos que o caminho é a previdência complementar e para tanto é necessário um planejamento para atingir um futuro adequado e com longevidade. Um planejamento não só das Assembleias Legislativas mas dos servidores de uma maneira geral”, pontuou ela.
Na oportunidade, o presidente do Conselho de Acompanhamento Previdenciário da ALRN, Carneiro Júnior, falou sobre “a importância e a necessidade” da criação de um plano de previdência para os servidores do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte. “Estruturamos um plano voltado para os servidores não efetivos e dos agentes políticos, o qual vai ser formado na condição de contribuição definida. O servidor vai poder verter contribuição para o plano, o patrocinador, que é a Assembleia Legislativa, também fará suas contribuições. Então, a Previdência Complementar visa fazer a complementação do benefício previdenciário que ele vai receber no regime geral de previdência social”, explicou.
A 27ª Conferência Nacional da Unale, com o tema “O Futuro da Educação no Brasil”, ocorre desta terça-feira à quinta, 3 a 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. O evento reúne servidores legislativos de todo o país e inclui palestras, debates e workshops sobre diversos aspectos da educação.
27ª CNLE
Com um histórico de 26 edições já realizadas, em 18 estados, a Conferência Nacional da Unale é um grandioso fórum de discussões e troca de conhecimentos, a nível nacional e internacional, que foca no fortalecimento da democracia e no aperfeiçoamento das ações do Poder Legislativo Estadual, tratando temas relevantes para todo o Parlamento.
O maior encontro parlamentar da América Latina promove temas importantes do contexto político, social e econômico, com uma visão em qualificar a elaboração de proposições de políticas públicas efetivas para a sociedade.