PT vai aproveitar para incentivar onda de filiações à sigla
Veja um infográfico com o trajeto, que ainda pode ser alterado
Em 17 de agosto, o ex-presidente Lula começa uma longa viagem pelo seu principal reduto eleitoral, o Nordeste. A equipe do petista montou 1 cronograma permitindo que a maior parte do trajeto seja feito por terra, de ônibus. O ex-presidente deve retornar a São Paulo apenas em 5 de setembro, após 20 dias na estrada
O presidente irá percorrer 27 cidades que somam 7,4 milhões de eleitores. Nestes locais, o PT teve 10 candidatos (6 foram eleitos) a prefeito, que conseguiram 496.416 votos.
As “Caravanas da Esperança”, como estão sendo chamados os atos de Lula nesta viagem, passarão por 8 capitais e diversas cidades do interior. Toda a viagem será transmitida pelas redes sociais do PT.
O partido busca retomar uma agenda de mobilizações “na rua”. Estão previstos grandes atos com discursos do ex-presidente.
Além de a viagem funcionar como uma prévia da campanha presidencial, o PT vai aproveitar para incentivar uma onda de filiações ao partido.
A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, afirmou que o PT não tem sido omisso em convocar grandes protestos.
O Jornal Folha Regional teve acesso a 1 roteiro pré-aprovado para a viagem de Lula, que ainda pode sofrer alterações:
A 1ª cidade que receberá Lula deve ser Feira de Santana, na Bahia, em 17 de agosto. O ex-presidente deve discursar em 1 ato em nome da defesa das políticas públicas para o semiárido e a agricultura familiar. Em seguida, a comitiva deve percorrer Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Estão previstos encontros com os governadores do Alagoas, Renan Filho (PMDB), e do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). O ex-presidente será acompanhado por grande comitiva formada por senadores, deputados e lideranças de movimentos sociais.
Também está programado que durante a viagem Lula receba o título de honoris causa de 3 universidades: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual de Alagoas.
REEDIÇÃO DA CARAVANA DE 93
De 23 de abril a 12 de maio de 1993, Lula percorreu 4.500 km, visitando mais de 50 cidades em 7 Estados. A chamada “Caravana da Cidadania” serviu como base para sua campanha presidencial contra o tucano Fernando Henrique Cardoso. O petista acabou derrotado.