Seja bem vindo!

Com apoio de 40 deputados do PSD, governo aprova arcabouço fiscal

Além de representar uma vitória econômica no sentido de garantir o acesso aos recursos desejados para o cumprimento de seu programa de governo, a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (23), foi a primeira grande vitória política do governo dentro da Casa, onde sua base não demonstrava solidez para projetos prioritários até então.

Com 372 votos favoráveis a 108, o arcabouço fiscal foi aprovado com amplo apoio na Câmara. Para moldar esse apoio, o governo recebeu uma ampla parcela de votos dos partidos que, apesar de possuírem ministérios, não possuem alinhamento ideológico, chegando a contar com parlamentares oposicionistas em seus quadros. União Brasil, PSD e MDB, com posições de centro-direita, alcançaram mais de 80% de coesão em seus votos em favor do marco fiscal.

O projeto, porém, não recebeu votos favoráveis apenas por parte dos aliados diretos do PT. Partidos que não compõem a base também votaram de acordo com a orientação do Palácio do Planalto. O PP, partido do presidente Arthur Lira (AL), foi um deles: de seus 49 deputados, apenas sete votaram de forma contrária. A federação PSDB-Cidadania também foi majoritariamente favorável ao arcabouço, com três votos contrários de seus 18 deputados. O PL, de Jair Bolsonaro, deu um terço de seus votos para a aprovação da proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *