A Assembleia Legislativa do RN, por iniciativa do mandato do deputado estadual Hermano Morais (PV), realizará uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (05) que instalará a Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável, cujo tema inicial trará “a importância da sustentabilidade e inovação na gestão pública e privada – maximizando os benefícios econômicos, ambientais e sociais”.
O evento acontecerá a partir das 14h no Plenário Cortez Pereira (Plenarinho) da Casa. Na ocasião, haverá uma palestra do professor Handson Cláudio Dias Pimenta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) intitulada “Inovação e sustentabilidade-desafios e oportunidades na Gestão Pública e Privada”. A data coincidirá com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia
A Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável objetiva difundir conhecimento e melhores práticas para promoção do desenvolvimento sustentável e inovação no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, sociedade potiguar, sociedade civil organizada e atividades empresariais. A frente focará ainda na revisão de leis e proposição de novas leis que induzam a gestão inteligente e sustentável no espaço urbano e rural, na administração pública e nos sistemas empresariais (industriais e serviços) da economia potiguar.
A referida Frente Parlamentar tem nos seus objetos de trabalho e discussão o respaldo no conhecimento científico e técnico e envolverá diferentes atores sociais. De um lado, atores do governo, prefeituras, câmaras legislativas municipais, órgãos ambientais, conselhos de classe, universidades, institutos federais, e de outro, empresários, federação de indústrias e comércio etc., serão engajados para potencializar a difusão do conhecimento e melhores práticas e na construção e revisão de leis.
A base conceitual para gestão inteligente e sustentável está ancorada na inovação, na tecnologia, no conhecimento e no uso sustentável de recursos naturais e espaços de forma a agregar valor para a ALRN, sociedade e atividades produtivas potiguares. As cidades inteligentes ou smart cities, estão dentro dessa Gestão Inteligente e Sustentável. Elas são centros que conseguem alinhar os avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, através das tecnologias digitais e disruptivas.
Por estes e outros tantos motivos, a referida Audiência Pública, visará não só discutir o assunto, mas buscar soluções e avanços capazes de beneficiar o nosso Estado, além de divulgar o tema e promover o aprimoramento de legislações e de políticas públicas referentes à atividade no Estado.