Uma equipe de 24 profissionais atuam na cidade.
O Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de Pau dos Ferros, está completando 10 anos neste mês de janeiro. O serviço ampliou a assistência em saúde na região e já ajudou a salvar muitas vidas.
Em 10 anos de serviços prestados já foram realizados mais de seis mil atendimentos. Júlia Nogueira participou de muitos deles. A técnica de enfermagem está no Samu desde que foi implantada na cidade.
“Durante esses 10 anos atendemos muitas pessoas, salvamos muitas vidas, e é um aprendizado, um crescimento não só profissional, como pessoal também. Poder ajudar, estar na casa das pessoas, nos locais de trabalho, nas ruas,” afirmou Júlia Nogueira.
O Samu de Pau dos Ferros conta com duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. A equipe de profissionais que atuam nessas unidades é composta por condutores socorristas, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros, ao todo 24 profissionais devidamente capacitados. Como Rose Conceição, que é responsável por atender os chamados, ela explica que existe uma central responsável por atender o 192 e em seguida encaminhar para a equipe local.
“Não fala diretamente com a gente. fala com uma central que fica em macaíba, fala com a telefonista e ela passa pro médico, mas quem passa pra gente é o radioperador via WhatsApp, que passa todas as coordenadas, nome de paciente, endereço, e o código que a gente deve seguir.”
Só em dezembro do ano passado foram quase 70 atendimentos, alguns com transferências de pacientes para hospitais de maior complexidade, geralmente localizados em Mossoró e Natal.
Hernane é um dos condutores socorristas que vivem a experiência de correr contra o tempo para salvar vidas.”A gente sai de casa e o maior objetivo é salvar vidas, a maior alegria é saber que depois de uma ocorrência aquela pessoa está bem, que nós podemos fazer o serviço e ajudar o próximo. A gente vem trabalhar com o prazer de salvar vidas”.
O serviço é mantido com as contrapartidas dos governos federal, estadual e municipal. Em Pau dos Ferros a prefeitura é responsável pela manutenção e apoio do espaço físico do Samu e pelo pagamento de parte da equipe. Para quem viu o serviço se consolidar na cidade, o pedido especial nesses 10 anos é para continuar na missão. A técnica de enfermagem, Rose Conceição ainda afirma: “Eu amo essa profissão, não escolheria outra coisa, eu acho que eu nasci pra isso mesmo, salvar vidas”.
TCM Notícia / Foto: Reprodução