A médica e ex-prefeita de João Dias, Tássia Veríssimo, tem apresentado boas sugestões para aprimorar os serviços públicos de saúde do Rio Grande do Norte. A candidata à Câmara Federal pelo PSB está levando a todas as regiões do Estado a sua plataforma de campanha e entre as propostas para lutar no Congresso está a instalação de serviço aeromédico de emergência, o SAMU Aéreo.
O serviço já existe em outros estados, entretanto, para a propositora o serviço aeromédico instalado na estrutura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte será essencial para diminuir os índices de mortalidade prematura por doenças cardiovasculares e acidentes graves de trânsito. Em outras unidades da Federação, que já contam com o serviço, a incidência de mortes por infartos e acidentes reduziram em média 30%.
Com o serviço ativo, o tempo de resgate em chamados de urgência e emergência, e também de transporte de pacientes de um hospital a outro, é quatro vezes menor que os feitos por terra. “Os atendimentos são muito mais rápidos e isso diminui os riscos de morte e também de sequelas”, disse Tássia Veríssimo.
De acordo com a candidata, o serviço do Samu Aéreo, só deve atender aos casos de urgência e coordenado pela regulação da Secretaria Estadual de Saúde. “Na minha proposta, e ao buscar emendas junto ao Governo Federal, vou deixar destacado que, para enquadrar um enfermo no protocolo de atendimento, a solicitação do transporte deverá partir do profissional médico que está acompanhado o paciente no hospital regional ou de referência, em que ele se encontra. Em seguida, deve ser feito o contato com a central de regulação das urgências, que recebe explicações sobre o quadro clínico do paciente, para justificar o uso do transporte aéreo”, informou.
Dentre as patologias que se enquadra, nos protocolos de uso do transporte aéreo estão: Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Politraumatismo, Neonatologia, Gestantes de Alto Risco, Insuficiência Ventilatória, além de desastres com grande número de vítimas.