No último domingo 21, o Brasil tinha 3.788 casos confirmados de varíola dos macacos, superando o Reino Unido e a Alemanha
De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, no último domingo 21, o Brasil tinha 3.788 casos confirmados de varíola dos macacos, superando o Reino Unido e a Alemanha, com 3.081 e 3.266 casos, respectivamente. Estados Unidos tem mais de 14 mil casos e Espanha contabilizava 5.792 infectados até a semana passada. Com isso, o país se torna o terceiro país com mais doentes confirmados no mundo. As informações são do G1.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, outros 4.175 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado do exame RT-PCR para confirmar ou descartar a doença.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu, na última sexta 19, por unanimidade, agilizar a a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da varíola dos macacos no Brasil, mas que já foram aprovados em outros países. Foi determinado pela agência que os pedidos de importação terão prioridade no processo de avaliação, e a resposta deverá ser dada em até sete dias úteis.