Uma comitiva do IBGE do Rio Grande do Norte foi recebida por secretários municipais e vereadores de Pau dos Ferros, na tarde desta segunda-feira (28), na sede da Prefeitura.
O encontro serviu para reforçar a parceria para o Censo 2022, a única pesquisa nacional que vai a casa de todos os brasileiros.
“A gente vem pedir o apoio e também colocar o IBGE à disposição do município”, disse Damião Ernane de Souza, chefe do IBGE no RN, logo após de apresentar a equipe.
Entre outras iniciativas, o Instituto colocou o IBGE Educa à disposição dos pau-ferrenses. A ferramenta digital educacional ajuda professores e estudantes da educação básica a explorar várias áreas do conhecimento.
Em 2022, o Censo também vai divulgar os endereços de cada casa em tecnologia de geolocalização, o que agradou a secretária de Saúde, Kallianne Queiroz.
Em contrapartida, o IBGE vai precisar, por exemplo, do apoio das redes de saúde e escolar do município para levar a informação que o “Censo está chegando” às comunidades locais. “Aqui em Pau dos Ferros o grande parceiro vai ser o agente de saúde”, disse o secretário municipal de Governo, Jaime Costa Neto. O município hoje tem 74 agentes de saúde.
O líder do governo na Câmara também se mostrou disposto a colaborar. “É bom (o encontro) para direcionar toda a demanda que foram colocadas aqui. Estamos inteiramente à disposição de vocês na medida do possível”, declarou Reginaldo Alves. Também estiveram presentes na reunião: o vereador Galego do Alho; o vice-prefeito de Pau dos Ferros, Renato Alves; a secretária de Educação, Larissa Alves; o secretário de Desenvolvimento Rural, José Arimatéia Lopes; a secretária de Desenvolvimento Social, Glenira Holanda; e assessoras do município