O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) comemorou a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) com o anúncio do projeto executivo do Ramal Apodi. Ele foi um dos parlamentares que lutou para a inclusão da obra no projeto original e um dos integrantes da Caravana das Águas, que realizou uma audiência pública no campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) nesta terça-feira (20).
O parlamentar também destacou que é importante a inclusão Ramal Apodi. A ideia é fazer com que as águas cheguem ao Rio Grande do Norte por dois ramais: um para o Seridó, com a perenização do Rio Piranhas-Açu, e outro para o Alto Oeste pelo Ramal Apodi.
“Essa obra vai garantir emprego e renda para os municípios da região, mas, principalmente, vai garantir o abastecimento de água em toda a região que enfrenta há mais de cinco anos uma das maiores secas da história. É importante destacar o empenho da Assembleia Legislativa e dos parlamentares da Frente da Água nessa causa. Há tempos temos provocado discussões e mobilizações em favor da retomada das obras do São Francisco para dar fim à agonia do potiguar castigado pela seca”, completou.
Durante a audiência, o coordenador das obras do Eixo Norte da transposição, o engenheiro José Guilherme Palhares, informou que o Ramal do Apodi já possui Projeto Executivo elaborado e aguarda licitação. Segundo ele, o ramal prevê uma extensão de 115 quilômetros, orçados em R$ 900 milhões. Quando pronto, o canal do Apodi irá transportar as águas da Barragem de Caiçara, no município de Cajazeiras (PB), ao Alto Oeste Potiguar, com volume de 20 metros cúbicos por segundo.
Ola. Obrigado por compartilhar! Estou gostando :).