O Rio Grande do Norte atingiu, nesta segunda-feira (20), a marca de 2,2 milhões de potiguares maiores de 18 anos vacinados com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. O número representa 85% da população adulta do estado. Os dados são do RN Mais Vacina, plataforma que monitora o processo de imunização no estado.
O total de pessoas que já se vacinaram com as duas doses do imunizante no RN é de 1.280.880 mil, equivalente a 48% das pessoas totalmente imunizadas. Mais de 3,53 milhões de doses já foram aplicadas nos 167 municípios potiguares.
Ainda de acordo com o sistema de monitoramento da campanha de vacinação contra a doença, até agora o Rio Grande do Norte já recebeu um total de 4.326.080 doses de quatro tipos diferentes de vacinas: CoronaVac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Jansen.
A estimativa atual da população do RN, segundo o IBGE, é de 3.560.903 habitantes. A expectativa do governo estadual é vacinar toda população maior de 18 anos contra a Covid-19 até o final deste mês de setembro.
D2 atrasada
De acordo com a plataforma RN Mais Vacina, mais de 145 mil potiguares estão com a segunda dose em atraso no RN.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) alerta a população para procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, principalmente diante a confirmação de casos com a variante delta no estado.
A orientação da SESAP aos municípios, responsáveis pela imunização, é que seja feita a busca ativa daqueles que não registraram a aplicação da segunda dose. A imunização contra o coronavírus só acontece 15 dias após a aplicação da D2.
Dose de reforço em idosos
O RN dá início, nesta segunda-feira (20), à vacinação de idosos com a dose de reforço contra a Covid-19. A vacinação estava prevista para começar no dia 15 de setembro, mas foi adiada pelo governo por falta de doses suficientes.
Em Natal, a aplicação da dose de reforço começa com os idosos de 95 anos ou mais, independente do imunizante da D1.
Para receber a dose de reforço é necessário ter tomado as duas primeiras doses há pelo menos seis meses.
Vacinação de adolescentes
Após a recomendação do Ministério da Saúde para que fosse suspensa a vacinação de adolescentes sem comorbidades, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) orientou que os municípios do RN mantenham a imunização deste público, pelo menos até um posicionamento da Anvisa.
Na manhã da quinta-feira (16), a prefeitura do Natal anunciou a suspensão da imunização dos adolescentes de 12 aos 17 anos mas, no sábado (18), voltou a vacinar jovens a partir dos 16 anos de idade.
Ocupação de leitos
Dados do Regula RN apontam que a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid no estado é de cerca de 26%. Há um mês, o RN registrava cerca de 35% de ocupação.
Em julho, mais de 53% dos leitos críticos estavam ocupados por pacientes acometidos pela doença.