Nesta última quinta-feira (06/05), o Secretário de Desenvolvimento Rural esteve reunido com os Supervisores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o Coordenador Regional do DNOCS, Sr. José Alencar e o Coordenador Estadual Dr. Davi Saraiva. Na ocasião, foi discutido a respeito do termo de cessão do terreno para a construção da unidade didática de produção intensiva vegetal e apresentação do projeto ao coordenador estadual do DNOCS.
Após o término da reunião, houve coleta da água da Barragem Municipal e de um poço próximo ao local da estufa para ser feita a análise fisico-química para construção de um poço que será anexado junto à estufa.
O projeto terá duração de 12 meses. Os produtores receberão orientações através de oficinas e encontros acerca da importância de plantas nativas do semi-árido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. As oficinas ocorrerão na unidade demonstrativa que terá as dimensões de 336 metros aproximadamente, com instalação de uma estufa com a estrutura de dessalinizador, poço com catavento com potencial de produção de 6.400 mudas a cada 60 dias, sendo 38.400 mudas/ano.
O projeto será realizado por meio do convênio N.882957/2019, realizado pelo Servico Nacional de Aprendizagem Rural, Administracao Regional do Rio Grande do Norte -SENAR- AR/RN, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA com apoio do Sindicato dos Produtores rurais de Pau dos Ferros e a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros.