Seja bem vindo!

Produção de petróleo do pré-sal na Bacia de Santos alcança mais um recorde histórico no Brasil, segundo dados da ANP

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou hoje (03/05) dados que revelam que a Bacia de Santos – local que está localizado a maior parte do pré-sal brasileiro – foi responsável por 70% da produção nacional de petróleo em março. Os valores demonstrados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, do mês de março de 2021, indicam que a Bacia de Santos alcançou uma marca histórica.

Produção de petróleo e gás natural nacional na Bacia de Santos

A produção nacional no período foi de, aproximadamente 126 MMm3/d de gás natural e 2,844 MMbbl/d de petróleo, totalizando 3,637 MMboe/d. Os dados da ANP indicam que, quando comparado com o mês passado, viu-se um aumento de 0,9% na produção de petróleo e redução de 3,9% na de gás natural. Já quando comparado com março do ano passado, os valores registraram queda de 4,3% na produção de petróleo e aumento de 3,6% na produção de gás natural.

A produção do pré-sal na Bacia de Santos foi de 2,097 MMbbl/d de petróleo e 89,4 MMm3 de gás natural, totalizando 2,660 MMboe/d. Viu-se um aumento de 2,4% em comparação com o mês passado e de 6,7%, se comparada ao mesmo período no ano passado. A ANP mostrou que a produção de petróleo do pré-sal foi originada de 118 poços e correspondeu a 73,1% do total produzido no Brasil, alcançando a maior marca percentual já foi registrada em relação ao total nacional.

ANP revela origem e destaques da produção na Bacia de Santos

No mês de março, os campos marítimos produziram cerca de 96,7% do petróleo e 86,5% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras produziram cerca de 94,5% do petróleo e do gás natural.

Localizada no pré-sal da Bacia de Santos, a produção do campo de Tupi foi a maior de petróleo e gás natural, registrando 862 MMbbl/d de petróleo e 40,2 MMm3/d de gás natural. Já a plataforma da Petrobras, P-75, produziu, no campo de Búzios, por meio de quatro poços, cerca de 154,372 Mbbl/d de petróleo.

A instalação Polo Arara, nos campos de Arara Azul, Carapaúna, Cupiúba, Rio Urucu e Sudoeste Uruco, por meio de 32 poços a ela interligados, produziu 7,202 MMm³/d e foi a maior na produção de gás natural.

Em termos de produção onshore, Estreito, localizado na Bacia Potiguar, obteve o maior número de poços produtores terrestres: 1.032. Já o campo de Tupi, localizado na Bacia de Santos, foi o campo marítimo que obteve o maior número de poços produtores: 56.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *