Seja bem vindo!

Governo do Estado poderá solicitar recursos para ações integradas do PAR

O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado voltou a se reunir com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) nesta terça-feira (27) para discutir uma nova abordagem do Programa de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação, que passará a incluir recursos integrados às pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo a alocação de recursos em projetos articulados entre os dois setores. 

Com a nova diretriz, projetos de qualificação técnica e educação conectada, por exemplo,  poderão ter recursos solicitados diretamente pelos órgãos estaduais de administração direta responsáveis pela ciência, tecnologia e inovação. 

No governo do RN, o tema está sob a tutela da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O chefe da pasta, Jaime Calado, lembrou dos projetos da Infovia Potiguar e Rede Giga Metrópole, que pretendem conectar todas as escolas públicas, IFRN e universidades da região metropolitana, e questionou como se dará o processo para solicitação dos recursos para ações como esta. 

O representante do Ministério da Educação, Gabriel Vilar, informou que o processo será realizado através do sistema do PAR on-line, e que as orientações serão detalhadas numa próxima reunião. Gabriel informou também que ainda não foi definida a parcela que será destinada às demandas de CT&I dos estados, mas que o orçamento geral do PAR é de aproximadamente 5 bilhões de reais. 

Como explicou Alexsander Moreira, coordenador geral de apoio às redes de educação básica, “o  PAR é uma ferramenta de planejamento e gestão para melhoria da qualidade da educação vinculada às metas e estratégias do Plano Nacional da Educação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *