Após uma reunião realizada na noite de ontem (11) entre o Fórum dos Governadores do Nordeste e o ministro Eduardo Pazuello, o Ministério da Saúde garantiu a compra de 39 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que vem sendo negociada há meses entre o consórcio regional e o Fundo Soberano da Rússia. As vacinas adquiridas serão incluídas no Plano Nacional de Imunização.
De acordo com a governadora Fátima Bezerra (PT-RN), que participou do encontro virtual, o resultado da reunião foi “extremamente positivo” e o ministério marcou para a manhã de hoje (12) a celebração do contrato de compra junto ao Consórcio Nordeste, Fundo Soberano da Rússia e União Química.
“O ministro Pazuello, a quem agradecemos pelo entendimento, de pronto acatou a proposta e já na manhã desta sexta-feira o Governo Federal celebrará o contrato de compra junto ao Consórcio Nordeste, Fundo Soberano da Rússia e União Química. É esperança renovada de dias melhores! Viva a Bahia, viva o Nordeste, viva o Brasil! VIVA O SUS!”, escreveu a governadora.
Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), caso o ministério não assine o contrato com o Fundo Russo nesta sexta-feira para adquirir o quantitativo para o Plano Nacional de Imunização (PNI), a Bahia efetuará a compra das doses para o Nordeste.
“Concluímos agora a reunião com o ministro, ele disse que tem interesse, então solicitei que a gente fizesse reunião amanhã no primeiro horário para amarrar isso. Nós tínhamos combinado 39 milhões para o Nordeste, mas eventualmente podemos ver volume maior se for para o país inteiro. Se o ministério adquirir para o país inteiro, ótimo. Se não, a Bahia assina amanhã o contrato com a Sputnik”, disse o governador baiano em entrevista ao jornal O Globo.
Ainda conforme o governador, o contrato precisa ser assinado hoje para garantir o cronograma de entrega das doses. A previsão é que haja entrega de 400 mil doses em março, 1,5 milhão em abril, 10 milhões em maio e o restante até julho.
Fonte: Portal Grande Ponto