A gestão do prefeito Jorge Fernandes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, numa articulação da Emater em Antônio Martins, realizaram encontro na última quinta-feira, 25 de fevereiro, com os pequenos criadores do município, para apresentar o Programa Leite e Genética do Sebrae.
O palestrante do evento foi o analista técnico do Sebrae/RN, Acácio Brito, gestor estadual do referido programa e que mostrou aos produtores rurais os fanhos de produção e produtividade para os rebanhos bovinos de leite e corte a partir do melhoramento genético, com acompanhamento e consultoria tecnológica.
“Viemos a convite da Emater local, em parceria com a Prefeitura, para apresentar o programa não só no município, como na região”, explicou Renato Gouveia, analista técnico do Sebrae para a região do Polo Pau dos Ferros, que engloba 37 municípios.
O Programa é financiado pelo Sebrae, aonde o produtor irá melhorar o rebanho, leiteiro e de corte, tendo como parcerias a Emater, BNB, Prefeituras e Câmaras Municipais.
“O custo de inseminação artificial, de ultrassom dos animais, bem como todo o acompanhamento, são feitos com contrapartida do Sebrae”, ressaltou o engenheiro agrônomo Altemar Bezerra, chefe do escritório da Emater em Antônio Martins.
Segundo ele, o Sebrae entra com 70% dos custeios para implementação do Programa, enquanto que o criador com os outros 30% complementares.
Realizado na Câmara de Vereadores, o evento contou com a participação de diversos pequenos produtores do município, interessados em melhorar a genética de seus rebanhos.