A Prefeitura de Umarizal publicou nesse dia 14/01/2021, por meio do Decreto Municipal Nº.002/2021, situação emergencial financeira e administrativa. Segundo a justificativa apresentada pelo prefeito Raimundo Pezão, por razão das inúmeras dificuldades enfrentadas no repasse de documentos no processo de transição de mandatos no qual a sua equipe não teve acesso as contas bancárias e a qualquer documentação financeira e processos de pagamentos, bem como pelo quadro financeiro encontrado na prefeitura em primeiro de janeiro, não existiu outra alternativa senão decretar calamidade financeira no município de Umarizal.
De acordo com o argumentado, o município passa por grande crise financeira, débitos junto ao INSS que deverão ser negociados pelo atual prefeito, dentre inúmeros débitos que começam a surgir colocando as finanças da prefeitura em total colapso, isso sem falar na calamidade pública em decorrência do coronavírus.
Para demonstrar o tamanho do problema herdado pela gestão do prefeito Raimundo Pezão, foram apresentados documentos de cobrança de dívidas do município de Umarizal junto a COSERN num valor de R$36.014,69, e na CAERN uma estratosférica dívida de MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS (R$ 594.123,80).
Segundo o que se colheu junto a equipe da prefeitura, a expectativa é que o déficit no município junto ao INSS importe também numa grande soma de valores que ainda não foi analisada. Até o início de fevereiro a equipe técnica da Prefeitura de Umarizal vai apresentar publicamente um quadro da situação financeira encontrada pela atual gestão.
Fonte: Blog de Raniele Gomes