Já foi dada a largada para corrida das eleições municipais 2020. O encerramento do registro de candidatura no último dia 27 de Setembro, abre espaço para o início das campanhas eleitorais. Esse é o momento em que candidatos apresentam à população suas propostas.
Para ajudar os eleitores a saber mais sobre suas opções de escolha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o DivulgaCandContas, um sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil. Lá o eleitor têm acesso a informações detalhadas sobre cada candidato, como prestação de contas e plano de governo dos concorrentes.
Na cidade de Lucrécia/RN, duas chapas foram registradas, a de Ceição Duarte (DEM) e a de a Henrique Brito (PC do B). Ceição é candidata à reeleição no município, já Henrique – que faz sua estreia nas eleições – se apresenta como oposição, uma novidade para os lucrecienses, que nas eleições passadas só tiveram a opção de uma chapa para votar.
Analisando ambos os planos de governo, trazemos alguns pontos que mostram diferenças entre eles:
A primeira (e mais notória) distinção entre os planos é a metodologia. A apresentação do plano da candidata Ceição Duarte traz um pouco da trajetória da atual prefeita e fala sobre os trabalhos desenvolvidos até agora, que ela pretende dar continuidade. Já Henrique Brito traz no início de seu plano além de uma lista de profissionais de diversas áreas que contribuíram na construção das propostas, uma apresentação que aposta na formação de uma cidade humanizada, que respeite a diversidade e preze a democracia. O plano do candidato acompanha também uma lista de objetivos, valores, princípios, e uma breve amostra da cidade.
No que se refere às áreas de planejamento, na parte de Educação, Henrique propõe uma política de valorização salarial e promoção funcional dos profissionais da educação, e a implantação de projetos que contemplam o incentivo à cultura, leitura, programa de estágios, núcleo de línguas estrangeiras, ensino de libras e capacitação tecnológica para alunos e professores, entre outras ideias. Já no plano de Ceição, alguns fatos chamam atenção: A Educação não ganhou uma seção só sua, as propostas acompanham também Cultura e Esporte. Nesse espaço ela apresenta apenas 7 propostas na área da educação, entre elas construções e manutenções das escolas e creches do município.
Na parte de Saúde – uma das consideradas mais importantes pela população – o candidato Henrique Brito propõe como objetivo criar uma rede de cuidados e atendimento humanizado, a partido do contexto epidemiológico local, visando um serviço em saúde humanizado contemplando a valorização dos profissionais, implantação do Pronto Atendimento, ouvidoria e criação do núcleo de obesidade, hipertensão e diabetes e o conceito de saúde única. Quanto a proposta da candidata Ceição Duarte chama à atenção a ausência de um perfil na sua proposta destacando proposição de obras e aquisições de materiais.
Destacamos aqui os eixos estratégicos de cada Plano de Governo:
Candidato Henrique Carlos:
Educação;
Cultura;
Esporte;
Saúde;
Infraestrutura;
Meio Ambiente;
Assistência Social, Habitação e Trabalho;
Desenvolvimento Econômico;
Gestão e Governança;
Segurança Pública.
Candidata Ceição Darte:
Emprego e renda;
Saúde;
Infraestrutura;
Educação, Cultura e Esporte;
Agricultura;
Assistência Social.
Para essas eleições de um lado temos o jovem Henrique Brito com uma proposta elaborada com a colaboração de especialistas diversos, que contemplam todos os eixos estratégicos da Administração Municipal e propõe uma cidade humanizada e inteligente para todos, por outro lado temos Ceição Duarte, prefeita em exercício cumprindo o seu quarto ano de mandato que apresentou um Plano de Governo simplificado, pouco explicativo e sem inovações. Aos eleitores, deixamos a sugestão de conhecer as propostas de cada candidato e fazer uma escolha consciente e livre de quaisquer vícios.
Plano de Governo Henrique Brito:
Plano de Governo Ceição Duarte: