O município de Luís Gomes, através da Secretaria de Saúde, confirmou a existência de dois casos SUSPEITOS de coronavírus. De acordo com as informações prestadas numa live pelo Facebook da Prefeitura, o secretário da pasta, Francisco Evaldo, e a prefeita do município, Mariana Fernandes, divulgaram os perfis das pessoas (que possuem sintomas similares), em se tratando de duas jovens (uma com 19 e outra com 20 anos), mas que estão sendo acompanhadas e monitoradas. Uma delas teve contato com outra pessoa testada positivo para Covid-19.
As pacientes devem ser encaminhadas para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, unidade de referência na região, para realização do exame conhecido por swab para coronavírus.Ainda não se sabe dizer se o município dispõe de testes para coronavírus (tudo indica que não), mas diante das suspeitas confirmadas a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte deve destinar, o quanto antes, materiais para averiguar outras possíveis ocorrências.
A informação não é motivo para pânico, mas para aumentar os cuidados e as restrições necessárias para evitar a disseminação epidêmica no município e região, de um vírus perigoso e que se espalha rapidamente.
Os cidadãos luís-gomenses falam o tempo todo sobre a doença, o que é natural pela gravidade do problema. Agora é hora de praticar toda a solidariedade possível. Não seja cruel e nem irresponsável, siga as orientações sanitárias.
A temeridade entre as pessoas só cresce, mas agir com pânico não ajuda em nada.Por fim, em novo decreto da gestão divulga uma série de medidas, entre elas: 1) as secretarias municipais passarão a atender apenas os casos de urgência; 2) o município disponibiliza um contato de ouvidoria (84-99692-0304) e um para a vigilância epidemiológica (84-99687-7394), para que a população tire dúvidas e faça denúncias ou alertas; 3) a gestão restringe que não haja aglomerações com mais de 10 pessoas e; 4) os casos suspeitos serão alocados em ambiente específico e com profissionais devidamente preparados para atender esses pacientes.Fique em casa o máximo possível.
Ajude a proteger vidas, inclusive dos profissionais de saúde que estão na linha de frente nessa guerra, com atos heroicos, pela vida e o bem estar da sociedade!
Portal de Luis Gomes