Os pequenos partidos como PHS, PT e PC do B devem partir para eleição proporcional (vereadores) convicto que elegerá um nome para câmara municipal em 2020.
Quem conversa e analisa política em Pau dos Ferros sabe que pela primeira vez as eleições proporcionais será a mais disputada da historia. Os pequenos partidos estão buscando se fortalecer através da nominata para disputa na câmara de vereadores.
Com o fim das coligações cada partido terá que eleger e contar seu votos sendo eleitos os mais votados, além disso o partido não precisa atingir o coeficiente e isso tem deixado os pequenos partidos em pé de igualdade na busca de eleger um vereador para próxima legislatura.
O PC do B tem conseguido apresentar uma nominata forte, principalmente buscando pessoas novas, jovens e que possa contribuir com o debate eleitoral e na disputa por uma vaga na câmara. O PC do B desde do início tem esse propósito, além da pré candidatura do professor Valderí Idalino que vem conquistando a simpatia do eleitor em Pau dos Ferros.
Outro que vem a quase dois anos construindo uma nominata forte é o grupo liderado por Almécio Almeida e Jocélio que enxerga uma grande possibilidade de eleger um vereador com a nominata montada.
O PT de Pau dos Ferros abriu mão de disputar a prefeitura de Pau dos Ferros, o nome de Dr. Inácio estava ganhando notoriedade e poderia colocar o PT no comando do executivo municipal, no entanto alguns interlocutores do partido enxerga que o momento o projeto do partido é priorizar e eleger um vereador em 2020.
O PT pretende abrir espaços para novos filiados para chegar a esse objetivo nas próximas eleições, o ex-vereador Antonio Avelino já foi convidado e poderá filiar-se ao partido no próximo ano. Outros nomes estão sendo sondados como do professor Gilton Sampaio.
O PT não fala em eleição majoritária, prefere buscar esse objetivo de eleger um ou dois nomes para câmara municipal em 2020. No entanto o PT dar demonstração de simpatia ao nome do professor Valderi Idalino que vem crescendo muito na opinião pública.
O presidente do PT, Lafaiete Diógenes é bem discreto quanto a política em 2020, mas é um dos nomes que desponta com total possibilidade de eleger-se em 2020. Vários filiados próximo ao governo enxergam o nome do presidente como melhor nome na disputa de uma vaga na câmara municipal.
Do Folha Regional
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Hugo Alexandre admite reunir os seus pares para debater o aumento de vagas na próxima legislatura, hoje são 11 vereadores, caso consiga aprovar na próxima eleição poderá ser 13 vereadores.
O PT de Pau dos Ferros seguindo essa estratégia e abrindo espaços para novos filiados deverá eleger um ou dois vereadores. Os nomes de Gilton Sampaio, Lafaiete e Antonio Avelino somado aos demais vereadores terão duas cadeiras certas, brigando ainda pela terceira.
A nominata do PC do B terá um cadeira certa somando todos os candidatos. com 700 votos o partido ocupa uma cadeira na câmara municipal. O presidente Edielson Rêgo buscou junto com o professor Valderí os melhores nomes para essa disputa.
O Solidariedade de Pau dos Ferros presidido por Dr Salismar poderá dar uma grande contribuição na renovação dos atuais mandatários, Salismar poderá liderar o partido e eleger um vereador para próxima legislatura, tudo depende de como o médico está enxergando o processo. Se o médico entrar com seu nome na disputa proporcional pode ser o grande puxador de votos elegendo até dois vereadores, no entanto a esse editor, Dr Salismar diz que seu projeto é disputar a prefeitura em 2020.
As nominatas montadas pelo DEM (Leonardo Rêgo) e pelo PL (Nilton Figueiredo) tende a perder alguma das atuais cadeiras, mesmo que aumente o numero de vereadores. *voltaremos a esse assunto