A Comissão Especial da Reforma da Previdência aprovou o relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA) que altera as regras para a aposentadoria. O texto foi aprovado por 23 votos a 14. Para ser aprovado na comissão, o relatório precisava dos votos favoráveis de pelo menos 19 dos 37 integrantes do colegiado.
Os partidos que se posicionaram contrario foram PT, PCdoB, PSOL, Rede e PDT. Partidos da base aliada votaram favoráveis, Solidariedade, PHS, Pros, PSB, PMB, PSDB, DEM, PMDB, PSC, PP, PRB, PPS, PV e PEN.
O deputado federal do Rio Grande do Norte, Antônio Jácome (PTN) também votou contra o relatório da reforma e explicou os motivos que o levaram a tomar essa decisão.
“Mesmo com os avanços obtidos pelas modificações enviadas pelo poder executivo ainda estamos muito longe das conquistas e dos anseios dos trabalhadores rurais, das mulheres e de diversas categorias profissionais. Eu entendo que ainda é hora do governo Temer rever essa posição, e até, retirar do congresso nacional essa matéria, para discutirmos e debatermos com mais tempo, inclusive ouvindo a representação dos trabalhadores brasileiros” disse o legislador.
Os deputados ainda terão de votar os destaques. Para mudar a Constituição a proposta precisará de no mínimo 308 votos favoráveis no plenário para ser enviada ao Senado.