O Mossoró Cidade Junina 2018 chegou ao fim, mas o ciclo junino da cidade continua. No próximo sábado, 07, e domingo, 08, será realizado o XVI Concurso Nordestão de Quadrilhas. Por essa razão a Arena Deodete Dias continua montada no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco, palco para as apresentações das quadrilhas participantes do concurso.
O Concurso Nordestão de Quadrilhas é promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ). A cada edição do concurso a UNEJ, em assembleia com suas afiliadas estaduais, decide em que cidade nordestina o concurso deve ser realizado. Neste ano de 2018 a assembleia escolheu Mossoró. É a segunda vez que o Rio Grande do Norte é o estado escolhido. A primeira vez foi em 2006 quando Natal sediou o concurso.
“Foi quase uma unanimidade a escolha de Mossoró para sediar o nosso XVI Concurso Nordestão de Quadrilhas. O fato de Mossoró virar uma cidade junina no mês de junho e possuir uma arena de quadrilhas a altura do campeonato fez com que a cidade fosse a escolhida. Além disso estamos contando com o apoio da prefeitura”, disse o presidente da UNEJ, Edson Pessoa.
A dinâmica do concurso é feita com a apresentação de uma quadrilha representando seu estado. O Rio Grande do Norte, por ser o estado sede, tem o direito de ter duas representantes. Coração Nordestino, de São Gonçalo do Amarante, e Junina São João, de Natal, campeã e vice-campeã, respectivamente, no Concurso Estadual de Quadrilha Estilizada da Arena Deodete Dias, do Mossoró Cidade Junina, são as representantes do potiguares.
Confira a programação do XVI Concurso Nordestão de Quadrilhas:
Sábado, 07:
19h – Junina São João, do RN
20h – Junina Fogueirinha, da PB
21h – Século XX, de SE
22h – Junina Explosão Estrelar, do PI
23h – Capelinha do Forró, da BA
Domingo, 08:
19h – Santa Fé, de AL
20h – Flor do Mandacaru, do MA
21h – Junina Lumiar, do PE
22h – Tradição Junina, do CE
23h – Coração Nordestino, do RN