Em audiência pública realizada a pedido da senadora Fatima Bezerra (PT), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o ministro da integração Pádua Andrade informou que o calendário da transposição do Rio São Francisco está mantido para 2018. Segundo ele, até o final de agosto, as águas chegarão ao Ceará. “No Rio Grande do Norte, as águas chegarão entre setembro e outubro”, garantiu.
O ministro informou também que o projeto do ramal do Apodi está pronto e espera lançar o edital ainda este ano. “Após a conclusão dos eixos da transposição do Rio São Francisco, o desafio será dar andamento as obras complementares, como os ramais do Apodi (RN), do Piancó (PB) e do Agreste (PE)”, disse. “O edital (do Apodi) está pronto. No entanto, para lança-lo, é preciso já termos recursos para executar a obra. O valor do Ramal do Apodi é de R$ 2,2 milhões”, completou.
A senadora Fátima lembrou que a Comissão de Desenvolvimento Regional tem desempenhado papel muito importante no acompanhamento e na fiscalização da obra da transposição. “Esperamos que esse calendário seja mantido. Temos que estar cada vez mais mobilizados, para que este novo calendário não sofra mais atrasos”, enfatizou.
“Eu tenho participado de sucessivas audiências no Ministério, feito despachos pessoais permanentes com o ministro, não paro de lutar pela finalização da transposição no meu estado porque tenho consciência de que ela é de interesse não só regional, como nacional”, destacou José Agripino.
O senador Garibaldi Filho ressaltou a expectativa da população do RN com a chegada das águas do Rio São Francisco e cobrou do Ministro Antônio de Pádua Andrade a possibilidade de apressar o fluxo de recursos para que as obras possam ser entregues na data estabelecida.
Do RN, a deputada federal Zenaide Maia (PHS) também participou da audiência pública e cobrou agilidade na obra, destacando sua importância para o Sertão Potiguar.